IPTU: Adiantar o FGTS pode ser opção de pagamento

É começo de ano e, como todo proprietário de imóvel sabe, época de chegar os carnes de cobrança do IPTU, (Imposto Predial e Territorial Urbano). A surpresa, entretanto, ficou por conta da correção que chegou na casa dos 10,06% na maioria dos municípios do país – a correção segue o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que mede a inflação oficial do país.

Visando minimizar o impacto da correção, muitas prefeituras decidiram oferecer descontos e abatimentos dependendo da data ou forma que o contribuinte efetua o pagamento. Em geral, os descontos são dados a quem quita totalmente a dívida em data prévia. Para isso até mesmo o Pix foi liberado como forma de pagamento.

Talvez os descontos não sejam tão expressivos, contudo, podem ser uma boa opção. Segundo o coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV (Fundação Getúlio Vargas) quem tem o montante deveria aproveitar o pagamento à vista:
“Esse ano todo mundo foi pego de surpresa com os aumentos do IPTU e, principalmente do IPVA, que subiu muito. Não vale a pena se endividar, pagar juros, retirar o dinheiro de aplicação ou mesmo da poupança.”

Por sua vez, Gecilda Esteves, professora do Ibmec/RJ, avalia que algumas aplicações oferecem remuneração mais vantajosa do que os descontos para antecipação do pagamento:
O ideal é investir em uma renda fixa, com liquidez diária que pague acima de 100% do CDI. Algumas corretoras oferecem essa opção.”

 

FGTS: saque-aniversário é uma opção

Para quem não tem o montante em mãos ou aplicação. O saque-aniversário do FGTS pode ser uma opção para a quitação do IPTU. Para isso, o contribuinte pode solicitar o adiamento do saque. De acordo com as regras, é direito do cotista retirar parte do saldo do Fundo de Garantia uma vez no ano, o que se dá no mês do seu aniversário. Contudo, é possível pedir o adiantamento do saque por meio da contratação de crédito.
Mas a pergunta que fica é: tenho alguma vantagem de antecipar o saque aniversário do FGTS?

Nesse caso, a resposta é sim se você já possui outro(s) empréstimo(s) a pagar. Entretanto, é preciso saber que essa antecipação tem o custo de mais de 2% ao mês e chega a 25% e 26% anuais. Ainda assim pode ser um meio de evitar dívidas mais caras que as do cheque especial. Vale pensar que, dependendo do mês do aniversário os custos são maiores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.