3 filósofos gregos mais citados em provas

Conheça os pensadores que você precisa estudar

Estudiosos e filósofos gregos encontraram respostas para muitos questionamentos humanos. Também foram os responsáveis por descobertas em diversas áreas do conhecimento.

Por isso, eles são uma referência para tratar de variados temas, afinal, seus conceitos, pensamentos e estudos conseguem embasar argumentos de forma.

É importante conhecer mais sobre esses pensadores para citá-los na redação ou então estar por dentro de seus conceitos para acertar questões de vestibular, Enem ou até concursos.

Selecionamos três filósofos gregos mais citados em provas.

Tales de Mileto

Tales de Mileto (624 a.C.-558 a.C.), filósofo, matemático e astrônomo, trabalhou para provar a existência de um “princípio único” que, para ele, era a água. Esse bem originaria todas as demais coisas. Enfrentou a discordância de muitos colegas da classe por manter esse pensamento.

Além disso, encabeçou a teoria da presença divina em todos os elementos da natureza.

Sócrates

Um dos expoentes da filosofia clássica grega, Sócrates teve suas obras disseminadas graças a seus alunos Platão e Xenofontes. Sua crença principal é acerca da limitação da sabedoria humana pela ignorância. “Só sei que nada sei” é uma de suas frases icônicas.

Seu legado permeia também o incentivo a decisões tomadas a partir do debate e diálogo. Era a favor do processo da dialética, no qual a verdade é obtida após perguntas e respostas.

Platão

Um dos mais famosos pensadores gregos, o filósofo Platão fundou a Academia de Atenas, considerada a primeira universidade do Ocidente. Foi aluno de Sócrates e Aristóteles e é conhecido por seus diálogos dicotômicos, entre o mundo das ideias e o da inteligência.

Uma de suas crenças é que a alma é imortal. Seu diálogo mais famoso é A República, de onde sai a alegoria célebre o Mito da Caverna.

E então, gostou de conhecer os três filósofos mais citados em provas? Aprofunde seus conhecimentos sobre eles para se dar bem!

Não deixe de ler também: Filosofia Moderna: principais características

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.