Dicas para ACABAR DE VEZ com a PROCRASTINAÇÃO

Muitas pessoas sonham com a ideia de acabar de vez com a procrastinação, porém, podem estar procrastinando a tentativa de mudar alguma coisa na rotina. Por conta disso, fizemos este guia com algumas dicas que visam ajudar você a dar os primeiros passos rumo ao seu desenvolvimento pessoal, abrindo mão da procrastinação e construindo uma rotina que ajude a ir mais longe. Acompanhe.

Dicas para acabar de vez com a procrastinação

Obviamente, a procrastinação pode estar associada a muitos fatores de cada indivíduo. Por isso, praticar o autoconhecimento para compreender o que pode estar levando você ao ciclo da procrastinação é um bom ponto de partida. Afinal, algumas dicas para evitar esse problema podem funcionar de acordo com o seu perfil, enquanto outras não.

Sendo assim, lembre-se de que não existe método infalível para o problema, mas, sim, o ideal é que você encontre respostas em você mesmo, buscando compreender os motivos pelos quais a procrastinação tem feito parte da sua vida.

Depois disso, poderá investir em ações como:

1. Tenha uma lista de tarefas com tempo estipulado

Possivelmente, você já ouviu falar que ter uma lista de tarefas ajuda a acabar de vez com a procrastinação, mas será que isso é verdade? Quantas vezes você fez uma lista que não conseguiu concluir como gostaria? Pois é!

Sendo assim, além de ter uma lista de fato, considere estipular o tempo para cada demanda. Certifique-se de estipular um tempo saudável e hábil, é claro. Depois disso, comprometa-se em cumprir a tarefa dentro do bloco de tempo, garantindo que a finalize da forma adequada.

Ter uma visão da duração da tarefa pode ajudar a diminuir aquela sensação de que são infinitas coisas para fazer.

2. Mentalize as consequências da procrastinação

Antes de procrastinar, tente mentalizar quais são as consequências desse comportamento. O que você irá sentir? O que deixará de ganhar? Ou ainda, o que irá perder se procrastinar? Esse tipo de “reforço” pode nos ajudar a ter mais energia para, simplesmente, fazer o que deve ser feito.

3. Considere a regra do “levanta e faz”

A regra do “levanta e faz” é simples: quando a sua mente começar a divagar, fazendo você pensar em coisas aleatórias que não têm relação com o que deve ser feito, simplesmente levante e faça o que está pendente.

Não pense demais todas as vezes que precisa ir até o seu quarto estudar. Apenas comprometa-se de ir. Ao chegar lá, comece. Depois, continue.

Parece algo superficial, mas a verdade é que se não dermos tempo para a mente criar desculpas para não fazermos algo, podemos começar a acabar de vez com a procrastinação.

4. Saiba o que leva você à procrastinação em muitos casos

Por fim, avalie o que costuma fazer com que você procrastine. São as redes sociais? Outras tarefas menos importantes? As conversas com colegas de trabalho ou de estudo? Avalie com atenção para começar a criar barreiras para esses estímulos e, assim, começar a acabar de vez com a procrastinação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.