ABF divulga dados importantes do setor de franquias, confira agora

Confira aqui os principais dados sobre o setor de franquias que a ABF divulgou.

A franchising no Brasil está em rápida expansão, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dessa forma, a ABF prevê que a indústria de franquias continuará a atrair um número crescente de empresários nos próximos anos. Por isso que hoje indicaremos os dados importantes do setor de franquias.

Os resultados do Estudo Trimestral de Desempenho de Franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao período de janeiro a março de 2023, foram divulgados. Esta pesquisa foi realizada no período de 10 de abril até 5 de maio de 2023, onde participaram 420 entrevistados, de um total de 3.097 redes franqueadoras.

Dados sobre o faturamento das franquias

A princípio, os dados da pesquisa apontam que a receita nominal do mercado aumentou 17,2% durante esse período em comparação com o mesmo ano anterior. Isso significa que houve melhora significativa no desempenho do 1º Trimestre de 2023, e que continua crescendo mesmo após o período pós-pandemia.

Além disso, o faturamento acumulado em 12 meses do setor cresceu 17,2%, passando de R$ 188,568 bilhões para R$ 218,962 bilhões. Esse valor representa a consolidação do setor, que está em franco crescimento.

Os números da pesquisa refletem um crescimento de 4,6% em relação ao 4º Trimestre de 2022, onde o crescimento foi de 12,6%.

Outra análise consistente dos dados da pesquisa, foi que o crescimento do setor de franquias, a nível macro, vem crescendo desde o 4º Trimestre de 2021, revelando, que vale a pena investir em franquias.

dados importantes do setor de franquias- Reprodução Canva
dados importantes do setor de franquias- Reprodução Canva

Qual o crescimento individualizado por setor de franquias?

Se passarmos para uma análise mais micro, em termos de segmentos de franquias, os dados da pesquisa apontam que todos os segmentos cresceram positivamente quanto ao faturamento, como apresentado nos dados em seguida. Procurou-se organizar os dados em ordem decrescente de crescimento:

  • Hotelaria e Turismo: 37%;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar: 27%;
  • Alimentação — Food service: 21,2%;
  • Limpeza e conservação: 19,2%;
  • Alimentação — Comercialização e Distribuição: 18,6%;
  • Educação: 17,8%;
  • Moda: 15%;
  • Entretenimento e Lazer: 14,5%;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos: 12,1%;
  • Serviços Automotivos: 11,4%;
  • Casa e Construção: 9,9%;
  • Serviços e outros negócios: 1,4%.

Isso significa que em termos de faturamento, os setores de franquias que mais cresceram no 1º Trimestre de 2023 foram: Hotelaria e Turismo, Saúde, beleza e bem-estar e alimentação food service. Sendo assim, os setores que menos faturaram no setor de franquias no 1º Trimestre de 2023 foram: serviços automotivos, casa e construção e serviços e outros negócios.

No que se refere ao crescimento em quantidade de unidades franqueadas abertas, por segmento tem-se:

  • Hotelaria e Turismo: 5,2%;
  • Saúde, Beleza e Bem-estar: 6,6%;
  • Alimentação — Food service: 7,8%;
  • Limpeza e conservação: 13%;
  • Alimentação — Comercialização e Distribuição: 6,2%;
  • Educação: 0,9%;
  • Moda: 3,2%;
  • Entretenimento e Lazer: 5,2%;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos: 3,8%;
  • Serviços Automotivos: 1,7%;
  • Casa e Construção: 14,1%;
  • Serviços e outros negócios: 6,5%.

Isso significa que em termos de abertura de unidades, os segmentos que mais cresceram foram: Casa e Construção, Limpeza e Conservação e Alimentação — Food service. Ademais, os segmentos que obtiveram menor crescimento na abertura de unidades franqueadas são: educação, serviços automotivos e moda.

Atendimento às projeções realizadas em 2022, para o ano de 2023

Mesmo sabendo que estamos somente no 1º Trimestre do Ano, é necessário avaliar se as projeções estão se concretizando neste ano de 2023. Veremos então:

  • Projeções de faturamento: crescimento entre 9,5% e 12%: já no 1º trimestre, esta projeção já superou as expectativas, uma vez que o crescimento do faturamento, ocorreu em 17,2%;
  • Projeções de crescimento das redes: crescimento acima de 4%: já no 1º Trimestre, esta projeção já superou as expectativas, crescendo 6% em sua totalidade;
  • Projeção de crescimento de operações: acima de 10%: neste 1º Trimestre houve, 5% de novas operações, e 2,6% de operações encerradas, obtendo um saldo positivo de crescimento de 2,4%;

Dados da pesquisa quanto à localização das operações de franquias

Os dados apontam para localização das operações das franquias. Assim, aponta-se o percentual deste 1º trimestre de 2023, e o crescimento ou queda em relação ao ano de 2022:

  • Lojas de rua: 52% das operações ocorrem neste formato, tendo um acréscimo de 0,3% em relação ao ano de 2022;
  • Lojas de shopping: 22,2% das operações ocorrem neste formato, tendo um acréscimo de 2,2% em relação ao ano de 2022;
  • Store in store: 4,2% das operações ocorrem neste formato, tendo um acréscimo de 1,6% em relação ao ano de 2022;
  • Strip Mall: 1,7% das operações ocorrem neste formato, tendo um acréscimo de 1,3% em relação ao ano de 2022;
  • Home based: 10º,1% das operações ocorrem neste formato, tendo uma queda de 4,7% em relação ao ano de 2022;
  • Virtual: 2,7% das operações ocorrem neste formato, tendo um acréscimo de 1,9% em relação ao ano de 2022.

Conclusão

Por fim, tudo indica que o setor de franchising no Brasil está em rápida expansão, segundo a ABF. Dessa forma, o faturamento das franquias aumentou 17,2% no primeiro trimestre de 2023 em comparação ao ano anterior, superando as projeções. Os segmentos de Hotelaria e Turismo, Saúde, Beleza e Bem-estar, e Alimentação Food service tiveram o maior crescimento em faturamento, enquanto Casa e Construção, Limpeza e Conservação e Alimentação Food service lideraram a abertura de novas unidades franqueadas. As operações estão principalmente em lojas de rua e shoppings, com crescimento também no formato virtual. Esses dados indicam um setor promissor e atraente para investimentos no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.