A Relevância da Poupança no Seu Fluxo Financeiro Pessoal

O planejamento do fluxo financeiro pessoal e a poupança

A organização financeira pessoal é fundamental para uma vida mais tranquila e equilibrada, bem como a fluidez de uma poupança. No entanto, para que haja organização é fundamental que tenha foco nos seus planos relacionados à poupança. Uma vez que o hábito da poupança deve ser alimentado de forma que você viabilize um fluxo financeiro positivo. 

Segundo uma pesquisa da SPC Brasil  publicada em 2020, somente 16% dos brasileiros alcançaram suas metas financeiras e 83% não conseguiram viabilizar uma poupança em 2019. Ou seja, a organização financeira diz respeito aos hábitos, mais do que aos valores recebidos. Pois essa pesquisa ampliou a faixa de renda dos pesquisados. 

Alimente o hábito de guardar dinheiro

Por isso, em um primeiro momento é fundamental que você alimente o hábito de poupar, haja vista que com o passar do tempo, a tendência é que você selecione valores mais elevados para a sua poupança.

No entanto, quando você foca nos seus hábitos financeiros, você tende a viabilizar uma poupança, direcionando valores para objetivos em longo prazo. 

Questione seus hábitos de consumo 

Bem como, através desse foco nos seus próprios hábitos, pode questionar seus hábitos de consumo e diminuir as compras supérfluas. Direcionando um valor maior para a poupança.

 Além disso, uma elaboração positiva de um fluxo financeiro pessoal, ajuda a manter as suas contas em dia, acompanhar seus gastos e ter uma clareza sobre seus ganhos.

Controle financeiro para pessoas que não possuem renda fixa 

Bem como, esse fluxo financeiro permite poupar dinheiro e evitar dívidas em excesso, ou até mesmo, compras não planejadas.

Muitas pessoas gastam muito mais do que ganham. Principalmente, pessoas que não possuem uma renda fixa, já que muitos prestam serviços e a cada mês recebem um valor diferenciado.

Organização financeira é viável para todos

Todavia, a organização financeira pessoal é possível e viável para todos. Por isso, é importante realizar esse planejamento para que direcione a sua poupança, ainda que você seja uma pessoa endividada neste momento. 

Sendo assim, uma pessoa que não possui uma renda fixa, deve trabalhar com uma base média, para que tenha um valor que será a base de seus cálculos para seu planejamento financeiro pessoal.

Amparo pessoal em longo prazo

A organização financeira ampara seus planejamentos em longo prazo, bem como, permite amparar suas demandas imediatas.

Veja mais detalhes sobre como elaborar um planejamento financeiro e organize suas finanças. Certamente, essa mudança fará diferença na sua vida em longo prazo. Pois, essas mudanças de hábitos e viabilização da poupança poderão alterar seus hábitos e sua relação com o dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.