A poupança como resultado de um processo planejado

A poupança poder ser o resultado de um processo quanto ao seu planejamento financeiro pessoal. Confira algumas dicas adaptáveis!

Poupar é desafiador, por isso, muitas pessoas adiam a poupança, evitando elaborar um planejamento financeiro pessoal, uma vez que não podem direcionar valores fixos para essa finalidade.

A poupança como resultado de um processo planejado

Entretanto, esse pensamento alimenta um contrafluxo para os seus planos pessoais. Visto que, ao negligenciar o planejamento financeiro, você adia o ato de planejar e alimenta hábitos financeiramente nocivos.

Por isso, é importante que você não abdique desse controle. Visto que controlar suas finanças é apenas registrar as ocorrências da sua rotina. Sendo assim, esse controle pode criar um novo caminho para que você tenha uma relação saudável com o seu dinheiro, portanto, não deve ser adiado.

Busque definir metas e criar um planejamento faseado

No entanto, para essa objetividade, você deve definir metas e criar um planejamento faseado. Ou seja, é relevante que você crie o hábito de poupar, considerando que você não irá focar nos valores guardados. Uma vez que modificar seus hábitos financeiramente nocivos pode ser uma meta muito importante para que você inicie o planejamento financeiro.

Separe os seus custos entre fixos e variáveis

Sendo assim, é importante que você separe os seus custos entre fixos e variáveis, categorizando-os de acordo com a importância que possuem na sua rotina. 

Para essa separação você pode realizar um mapeamento por meio de uma ferramenta de gestão, como o Trello, por exemplo. Por conseguinte, você pode verificar possíveis mudanças. No entanto, como você está criando um caminho sustentável, pensando no seu futuro, essas mudanças devem ser sustentáveis.

Verifique pequenas ações

Sendo assim, é relevante que você verifique pequenas ações. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão isento de tarifas; bem como, você pode trocar a sua conta bancária tradicional por uma conta digital.

Dessa forma, você estará gerando economia organicamente sem abdicar do serviço prestado. Considerando que você está focando em seus hábitos, você deve direcionar os valores para a sua poupança, ainda que você os considere muito baixos. Lembre-se de que a sua poupança deve ser considerada no seu planejamento financeiro como o resultado de um processo. Posteriormente, você pode revisar o seu planejamento e definir valores fixos para a poupança. 

Tenha paciência com o seu fluxo financeiro pessoal

Entretanto, para uma situação financeira negativa, criar um controle com foco em valores pode criar um outro fluxo negativo de autocobrança, fazendo com que você abandone todo o seu processo. Por isso, tenha paciência com o seu fluxo financeiro pessoal e não desista do controle de suas finanças, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.