A notícia sobre o cartão de crédito que pegou a todos os brasileiros de surpresa

Uma notícia recente revela um cenário preocupante sobre o uso do cartão de crédito pelos brasileiros. De acordo com dados de um levantamento feito pelo Serasa, mais da metade dos brasileiros possuem 3 ou mais cartões de crédito.

Paralelamente a isso, o número de pessoas que tiveram seus CPFs inclusos no banco de dados de sistemas de proteção ao crédito aumentou significativamente.

Isso é um alerta para a população sobre o mau uso desse método de pagamento, que inclusive é o mais utilizado no Brasil. Para que você entenda melhor sobre esses dados, bem como, saiba como evitar problemas relacionados, organizamos esse texto.

Dessa forma, você vai poder se conscientizar e adotar medidas para não acabar se endividando, principalmente com as compras parceladas no cartão de crédito.

Continue a leitura com a gente.

Você pode se interessar em ler também:

Conheça os dados divulgados pela Serasa sobre o uso do cartão de crédito

De acordo com as informações disponíveis, o cartão de crédito desempenha um papel fundamental nas transações financeiras, sendo principalmente utilizado para compras parceladas, o que representa 61% do volume de negócios.

Além disso, cerca de 37% dos usuários utilizam o cartão para realizar compras do dia a dia, como para alimentos e medicamentos, enquanto outros 37% o utilizam para situações de emergências.

Surpreendentemente, aproximadamente 31% dos usuários usam o cartão de crédito exclusivamente para compras online.

Todavia, há uma parcela significativa de pessoas, cerca de 14%, que utiliza o crédito de maneira preocupante. Para essas pessoas, o cartão de crédito torna-se uma extensão de sua renda mensal, o que significa que elas estão usando dinheiro que não possuem para pagar suas despesas.

Como resultado, essa prática pode levar a consequências negativas, como endividamento excessivo, pagamento de juros elevados e dificuldades financeiras a longo prazo.

Isso se torna ainda mais fácil de acontecer quando uma só pessoa possui três ou mais cartões. Como mencionamos, a pesquisa foi feita recentemente, entre abril e maio, e revela um panorama atual dos índices brasileiros.

Assim,  surpreendentemente, mais da metade dos entrevistados admitiu possuir três ou mais cartões de crédito, buscando somar os limites disponíveis como uma estratégia para realizar compras de maior valor.

Entretanto, analistas financeiros alertam que essa prática pode ser perigosa e levar os cidadãos a enfrentar grandes problemas no futuro.

Como por exemplo, um descontrole financeiro, o acúmulo de dívidas, perda do crédito e, consequentemente, a diminuição do poder aquisitivo da população em geral.

Como usar o crédito de forma consciente

Diante desse cenário, especialistas em finanças recomendam a adoção de práticas mais conscientes no uso do crédito. É fundamental avaliar cuidadosamente as necessidades reais antes de adquirir novos cartões ou realizar compras de alto valor.

Além disso, é crucial criar um planejamento financeiro sólido, priorizando o pagamento das dívidas existentes e evitando a acumulação excessiva de obrigações financeiras.

Assim, educação financeira desempenha um papel fundamental nesse contexto e se faz cada vez mais urgente. Dentre as medidas que você pode começar a adotar para evitar problemas com o uso indevido do cartão crédito estão:

  • Antes de fazer qualquer compra com o cartão de crédito, estabeleça um orçamento mensal. Saiba quanto você pode gastar e limite-se a esse valor para evitar gastar mais do que pode pagar;
  • Evite pagar apenas o valor mínimo da fatura. Sempre que possível, pague o valor total para evitar juros e encargos adicionais. Se não puder pagar a fatura integralmente, faça um plano para quitar o saldo restante o mais rápido possível;
  • Fique de olho nas suas despesas com o cartão de crédito. Verifique sua fatura regularmente para identificar onde você está gastando seu dinheiro. Isso ajudará você a tomar decisões informadas sobre suas compras e evitará surpresas desagradáveis ao receber a fatura;
  • Antes de escolher um cartão de crédito, compare as taxas de juros, anuidades e benefícios oferecidos por diferentes instituições financeiras. Dessa forma, se você costuma comprar em parcelas, pode ter acesso a vantagens como cashback, acumulação de milhas e descontos, transformando seus cartões em aliados ao invés de adversários;

Por fim, vale ainda alertar que se possível, evite usar seu cartão de crédito para saques em dinheiro, pois geralmente incorrem em altas taxas de juros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.