Vestibulares: como criar resumos eficientes para as provas?

Todos nós sabemos que criar resumos eficientes é uma habilidade fundamental para os estudantes que querem se prepararem para os vestibulares brasileiros.

Um resumo pode enriquecer muito o seu processo de estudos, uma vez que com eles você pode memorizar as informações principais sobre as disciplinas que você está estudando. Porém, fazer um resumo que realmente funcione nem sempre é uma tarefa fácil.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar a entender como criar resumos eficientes para estudar para os vestibulares. Confira!

Qual o melhor tipo de resumo para você?

Antes de começar a criar o seu resumo, é fundamental que você decida qual é o melhor tipo de resumo para você, uma vez que diferentes estudantes preferem resumos em formatos diferentes.

Considere seguintes questões: Você quer fazer um resumo somente com palavras-chave? Ou prefere criar um texto mais completo? Quer dividir o seu resumo em tópicos? Prefere criar seu resumo de forma digital ou usando o papel?

Dessa maneira, o seu resumo será muito mais personalizado e eficiente para as suas necessidades.

Escreva com as suas próprias palavras

Tenha em mente que um resumo eficiente não irá te ajudar somente depois que ele estiver pronto: você já irá começar a memorizar e a revisar enquanto estiver escrevendo.

Assim, evite criar um resumo somente copiando um texto que já existe: o ideal é que você consiga escrever com as suas próprias palavras. Ainda, tente sempre criar os seus próprios resumos e não usar resumos prontos feitos por outro estudante.

Entenda o assunto

Antes de começar a fazer o seu resumo, é fundamental que você entenda o assunto que está estudando.

Essa dica pode parecer óbvio. Porém, um dos grandes erros dos estudantes é fazer um resumo de um assunto que eles nem ao menos compreenderam totalmente. Ao fazer isso, o resumo torna-se totalmente ineficiente.

Dessa forma, tenha em mente que o primeiro passo antes de começar qualquer resumo é entender completamente o assunto que você está estudando.

Escreva de forma concisa

Quando você estiver fazendo um resumo, lembre-se de que a concisão é uma peça-chave na criação de resumos eficientes.

Tenha em mente que o seu objetivo deve ser resumir as informações em uma forma sucinta, evitando todos os detalhes irrelevantes ou repetitivos. Assim, ao criar o seu resumo, tente manter a sua concentração somente nos pontos principais do tópico estudado.

Dessa forma, é importante que você evite usar exemplos ou detalhes excessivos que não sejam diretamente relevantes para o assunto estudado. Lembre-se de que seu resumo deve ser uma versão mais curta e direta do material original.

Atenção ao tópico principal

Quando você for fazer um resumo, comece lendo com muita atenção o texto que deverá ser resumido. É fundamental que você entenda qual é o tópico principal defendido ao longo do texto ou ao longo de um capítulo de um livro para conseguir resumir somente aquilo que é relevante.

Lembre-se que a função do resumo é destacar o assunto principal, que deverá ser memorizado, e não todos os tópicos mencionados ao longo do texto.

Dessa forma, durante a sua leitura, marque as partes mais importantes. Prefira destacar somente palavras-chave ou frases-chave e não trechos inteiros.

Tamanho do texto

Lembre-se que um resumo eficiente não deve possuir diversas páginas: um resumo eficiente deve ser curto.

O ideal é utilizar apenas uma página por assunto, para evitar que você coloque detalhes demais no seu texto e se distancie do tópico central.

O seu aliado na revisão

Uma das principais funções de um resumo eficiente é te ajudar em revisões. Se você deseja, por exemplo, revisar a Idade Média, ao invés de reler todo o capítulo da sua teoria sobre o tema, você pode apenas ler o seu resumo e lembrar os principais elementos do tema.

Uma boa estratégia para transformar os seus resumos em ferramentas eficientes de estudo é montar um plano de estudos para revisão que inclua os uso de resumos. Você pode, por exemplo, revisar 2 resumos por semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.