A literatura de Aluísio de Azevedo: confira!

Um resumo para as suas provas

A literatura de Aluísio de Azevedo: resumo para ENEM e vestibulares

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo, conhecido simplesmente como Aluísio de Azevedo, nasceu em em São Luís e é considerado um importante escritor brasileiro

A literatura produzida pelo escritor é abordada com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a literatura de Aluísio de Azevedo. Confira!

A literatura de Aluísio de Azevedo: introdução

Aluísio de Azevedo foi um escritor, jornalista, pintor e diplomata. O autor de “O Cortiço” nasceu na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, em 14 de abril de 1857.

A literatura de Aluísio de Azevedo: características

Iniciou sua carreira de escritor a partir de um estilo nitidamente romântico com a obra“Uma lágrima de mulher”, publicada no ano de 1880. Porém, o escritor logo abandonaria o estilo do Romantismo e optaria por aquele naturalista.

Seguindo a linha naturalista e apresentando críticas à escravidão, Aluísio de Azevedo mostrou ao público em seus livros “O Mulato” e “O Cortiço” as primeiras características do movimento literário que o caracterizaria futuramente.

Com descrições cheias de detalhes e uma linguagem simples, o escritor criou um verdadeiro retrato da sociedade brasileiro de sua época, realizando também uma crítica social.

Em 1881, com a publicação de “O Mulato”, o autor denunciou os problemas causados pelo preconceito racial e fez duras críticas ao clero. A obra é, ainda, considerada o marco inicial do movimento naturalista no Brasil.

Com “Casa de Pensão”, de 1884, o autor quis mostrar a forma com a qual o determinismo podia, em sua visão, modificar as personagens.

A literatura de Aluísio de Azevedo: principais obras 

As principais obras da fase romântica do autor foram:  “Uma lágrima de mulher” (1880), “Memórias de um condenado” (1882) e “A mortalha de Alzira” (1894).

As principais obras da fase naturalista são as seguintes: “O mulato” (1881), “O cortiço” (1890) e “Casa de pensão” (1894).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.