A importância do longo prazo na vida acadêmica e profissional

A importância do longo prazo, tanto na vida acadêmica, quanto na profissional, muitas vezes não é levada em consideração pelas pessoas. Seja pela falta de atenção, ou até mesmo de informação sobre o tema. Afinal, há quem pense que o longo prazo está “muito longe”, e que devemos pensar apenas no hoje.

Porém, apesar de o aqui e agora ser realmente importante, plantar bons caminhos para um futuro próspero é imprescindível para ter mais qualidade de vida lá na frente. Com isso em mente, temos algumas perguntas para você: Como tem sido o seu pensamento sobre o futuro? Você tem um plano de carreira ou de estudos? Pense sobre isso e acompanhe essa nossa reflexão de hoje!

Qual a importância do longo prazo na vida acadêmica e profissional?

Saber reconhecer a importância do longo prazo é o primeiro passo para construir um futuro muito mais promissor. Isso porque quando entendemos que as nossas atitudes refletem no nosso futuro, nos tornamos pessoas mais responsáveis e equilibradas emocionalmente.

Com isso, paramos de agir de maneira impulsiva e começamos a ponderar com mais clareza sobre quais caminhos desejamos trilhar. Abaixo você encontra algumas reflexões que vão lhe ajudar a dar mais importância para o longo prazo:

1- Você diminui a angústia ao pensar no longo prazo

Muitas vezes, a rotina corrida e o excesso de trabalho ou de estudos pode gerar fortes emoções nas pessoas. A angústia, dessa forma, também tende a aparecer.

Porém, o que algumas pessoas ainda não se deram conta é que essa angústia pode estar associada à sensação de que há muita coisa para fazer hoje, sem pensar que, mais tarde, esse fluxo de trabalho diminuirá e você conseguirá colher os resultados dessas ações do presente.

É claro que não estamos querendo dizer que você deve aceitar uma sobrecarga de trabalho em sua vida, mas sim, estamos nos referindo ao fato de que, muitas vezes, visualizar o longo prazo pode lhe ajudar a manter o foco e a perseverança no seu trabalho ou nos seus estudos. Afinal, você sabe que não será assim para sempre: haverá uma “recompensa” para o “sufoco” de hoje.

2- É possível criar um plano de ação efetivo para você

Quando você entende a importância do longo prazo, passa a ter um pensamento mais profundo e focado no seu futuro. Afinal, torna-se possível pensar em metas, objetivos e prazos, criando um plano de ação efetivo para a sua vida.

Tudo isso é imprescindível para desenvolver a sua motivação; diminuir as chances de sobrecarga; manter o foco no que você deseja e assim traçar um caminho muito mais interessante para você.

Portanto, pare e pense: aonde você quer chegar?

3- Construa um caminho mais promissor e fundamentado

Ao compreender a importância do longo prazo, você passa a tomar atitudes muito mais coerentes com os seus objetivos. Afinal, você sabe que tem um plano e uma linha de chegada e, por isso, age de uma forma muito mais inteligente e estratégica. Isso evita que você acabe agindo sem pensar, ou tome atitudes que serão prejudiciais mais tarde.

Quer um exemplo? Se você quer uma vida mais saudável, sabe o quanto o excesso de sódio pode fazer mal à saúde. Assim, ao ter o objetivo de diminuir em 70% o consumo de sódio, você não “cai na tentação” de comer um cachorro quente, pois sabe que há um objetivo muito maior por trás da organização da sua alimentação.

Dessa forma, o seu caminho até a sua meta será muito mais sólido e construtivo. Interessante, não? Pense sobre isso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.