A Guerra de Secessão: vai cair na sua prova!

A Guerra de Secessão: um resumo sobre o tópico

A Guerra de Secessão é um capítulo muito importante da história dos Estados Unidos da América. 

O assunto é fundamental para a compreensão de fenômenos contemporâneos do país e também do apartheid, que também ocorreu na nação. Ainda, a Guerra de Secessão é abordada em muitas questões de história, principalmente no ENEM e nos vestibulares.

A Guerra de Secessão: Introdução 

A Guerra de Secessão foi um conflito que aconteceu nos Estados Unidos entre os anos de 1861 e 1865, quando o país já era independente. A guerra pode ser denominada também de Guerra Civil Americana.

O conflito envolveu os estados do norte e os estados do sul do país, que possuíam interesses opostos, principalmente em relação à abolição ou não da escravidão.

A Guerra de Secessão: Antecedentes Históricos

No século XIX, os estados do norte e os estados do sul dos EUA divergiam quanto à uma série de aspectos. Isso porque, o Norte era industrial, desenvolvido e defendia a abolição da escravidão. O Sul, por sua vez, era latifundiário e agroexportador e defendia a existência do trabalho escravo, fundamental para a perpetuação do sistema de plantation. 

Porém, as divergências atingem seu auge na metade do século, quando o Sul deseja expandir a escravidão para todos os territórios do país e o Norte deseja abolir a mesma em todos os estados. A disputa se intensificou ainda mais quando o país ocupou dois novos territórios: os estados do Nebraska e do Kansas. Nesse momento, o presidente Franklin Pierce desejava implantar a escravidão nos novos estados, mas enfrentou forte oposição dos abolicionistas. 

Quando, no ano de 1860, ocorreram as eleições presidenciais no país, os conflitos entre sul e norte também chegaram até os candidatos. Abraham Lincoln, abolicionista, foi eleito, gerando grande insatisfação nos estados sulistas. 

Assim que foi eleito, o presidente afirmou que não iria expandir a escravidão para os novos estados. Assim, os sulistas decidiram se rebelar contra o governo: o Sul se declarou independente do resto do país e formou uma nova nação denominada de Estados Confederados da América. É justamente nesse momento que se inicia a Guerra de Secessão. 

A Guerra de Secessão: Características

Iniciada a guerra, o país se dividiu em dois: os estados do Norte se agruparam na chamada União e os estados do sul formaram a Confederação.

No início da guerra, o Norte estava em clara vantagem. Isso porque, os seus soldados recebiam melhores equipamentos devido às indústrias desenvolvidas nesses estados. Porém, os sulistas possuíam uma maior tradição militar e contavam com a liderança de importantes generais. 

Em 1863, apesar de importantes vitórias, os estados da Confederação acabam sendo derrotados pela União na famosa Batalha de Gettysburg. Todavia, a guerra não termina nesse momento: ainda faltava conquistar a capital da Confederação. Assim, no ano de 1865, os estados do norte dominam a cidade de Richmond, capital dos estados Confederados, e colocam um fim ao conflito, declarando a vitória do norte.

A Guerra de Secessão: Consequências 

A Guerra de Secessão terminaria com um montante de 600 mil mortos. Porém, em abril de 1865, ano em que o conflito termina, o presidente Lincoln seria assassinado por um partidário dos estados sulistas. No mesmo ano, 13ª Emenda seria aprovada, oficializando a abolição da escravidão nos Estados Unidos.

Porém, é válido destacar que os estados do Sul não aceitaram totalmente, no início, a abolição da escravidão. Isso pode ser percebido principalmente pela criação, nessa época, de organizações racistas, como a Ku Klux Klan, que perseguia e assassinava indivíduos negros. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.