A CAIXA já definiu o calendário do PIS 2023/2024? Veja o que se sabe até agora

Veja se as datas oficiais foram divulgadas

O pagamento do PIS 2023/2024 é aguardado com expectativa pelos trabalhadores formais em nosso país. Muitos desejam saber se já existe um calendário oficial de pagamentos para esse benefício. Então, para isso, é só verificar as informações necessárias que estão presentes abaixo. Portanto, não perca a oportunidade de saber quando esse possível dinheiro estará disponível em sua conta.

O PIS 2023/2024 é um benefício concedido aos trabalhadores formais do país. Se você exerce sua profissão de forma formal, com carteira de trabalho assinada e seguindo o regime CLT, é possível que esteja apto(a) a receber esse conhecido abono salarial.

Um pouco sobre o PIS/Pasep

Além do PIS/PASEP, existem outros benefícios como:

  • Seguro desemprego;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Salário maternidade;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas.

Essas são algumas das vantagens de trabalhar com carteira assinada.

O Programa de Integração Social (PIS) é pago aos trabalhadores formais do setor privado, como em empresas, por exemplo. O pagamento segue um calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal.

Enquanto isso, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) destina-se aos empregados formais do setor público, como sugere o próprio nome. Esse benefício é pago pelo Banco do Brasil.

Pagamento do PIS 2023/2024

Até o momento, os pagamentos relativos ao PIS 2023/2024 já foram concluídos. Portanto, é necessário aguardar os novos pagamentos que serão efetuados a partir do próximo ano, em 2024. Uma questão importante para os trabalhadores é o valor que será pago no abono salarial.

Essa informação será definida a partir do próximo ano. De início, podemos afirmar que o valor mínimo será de R$1.320, correspondendo à base salarial utilizada como salário mínimo. No entanto, como um dos objetivos do governo federal é aumentar o salário mínimo anualmente, é provável que o valor do PIS/PASEP também seja reajustado.

É relevante lembrar que o valor do PIS/PASEP é baseado no piso salarial nacional em vigor. Portanto, até que ocorra um terceiro aumento no piso durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o valor do benefício no próximo ano será de R$1.320.

A CAIXA já definiu o calendário do PIS 2023/2024? Veja o que se sabe até agora
Veja se as datas oficiais foram divulgadas. Imagem; Adobe Stock

PIS 2022: quando será pago e quem tem direito a receber

As datas de início do pagamento do PIS (Programa de Integração Social) relacionado ao ano-base 2022 ainda não foram definidas. Devido ao atraso no calendário PIS/PASEP durante a pandemia, o período de recebimento foi estendido para dois anos, o que tem gerado expectativa entre os trabalhadores beneficiários.

Diferente dos anos anteriores, quando o calendário PIS era divulgado no final de dezembro, ainda não foram apresentadas as informações referentes ao PIS 2022, deixando os trabalhadores aguardando o anúncio oficial das datas de pagamento e do valor das parcelas.

O montante do PIS/PASEP é calculado com base no salário mínimo do ano de pagamento. Portanto, o valor do PIS 2024 só será conhecido após o governo, sob o mandato de Lula (PT), divulgar o piso salarial referente a 2024.

Para receber o dinheiro referente ao ano-base 2022, será necessário cumprir os seguintes critérios:

  • Ter trabalhado apenas para Pessoa Jurídica, excluindo o direito ao abono para as empregadas domésticas;
  • Não ter recebido acima de dois salários mínimos por mês em 2022;
  • Ter cadastro ativo dentro do sistema do PIS/PASEP por, no mínimo, cinco anos;
  • Ter laborado por, no mínimo, trinta dias tendo a carteira assinada dentro do ano de 2022.

Os trabalhadores brasileiros que se enquadram dentro dos requisitos precisam se atentar à todas as informações oficiais que são divulgadas pelo governo. Assim, saberão quando receberão o benefício do PIS 2023/2024, ou mesmo referente ao ano-base 2022. A atualização acerca do calendário de pagamento será disponibilizada pelas autoridades competentes dentro dos canais oficiais da comunicação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.