A ansiedade em estudantes universitários: O que a psicologia tem a dizer?

ansiedade em estudantes universitários pode surgir a partir da grande demanda de responsabilidades que surge diante da nova rotina. Antes, o estudante do Ensino Médio não era tão autônomo, além de que a carga de trabalho e estudo costumava ser bem menor.

Porém, agora no Ensino Superior, a carga pode causar uma falta de equilíbrio emocional, sendo que este equilíbrio irá depender dos recursos de enfrentamento que cada sujeito possui.

Assim, quando estes recursos são escassos (ou desequilibrados), o sujeito pode se sentir ansioso, estressado, sobrecarregado e pode ainda se enxergar dentro de um quadro de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Mas o que fazer diante deste cenário? Como lidar com as pressões e as motivações que levam o estudante a se sentir sobrecarregado, cansado e sem perspectivas positivas? Acompanhe o nosso conteúdo para saber mais.

A ansiedade em estudantes universitários: Quando a ansiedade ultrapassa os limites reais

A ansiedade, de maneira geral, é importante para que a nossa mente e o nosso corpo se preparem para o que está por vir. É a ansiedade que faz com que estudemos para uma prova ou ensaiemos algo para nos sairmos “bem”. Sem a ansiedade, jamais sentiríamos a necessidade de nos preparar para algo.

Porém, quando a ansiedade aparece de maneira desproporcional, os sintomas psicológicos e fisiológicos podem atrapalhar a rotina, a tomada de decisão e a qualidade de vida de qualquer pessoa. No caso dos estudantes, a carga de estudos pode ser a mola propulsora para que o problema se instaure.

A dificuldade em manejar as questões emocionais faz com que o corpo “responda” ao desequilíbrio que acontece dentro da mente: a ansiedade aparece com a gastrite nervosa, o choro excessivo, a baixa autoestima, entre outros sinais.

Para lidar com o problema, é preciso reconhecer a raiz das questões. Ou seja, não adianta praticar a automedicação em busca da “cura emocional”, mas sim, é preciso compreender quais emoções, dificuldades, anseios e estresses estão envolvidos com o quadro.

Tratar apenas o sintoma é o mesmo que colocar um curativo em um machucado, antes mesmo de higienizá-lo. A inflamação permanecerá lá, e tenderá a ficar muito pior quando o curativo cair outra vez.

Com isso em mente, veja as nossas sugestões de como lidar com o problema:

1- Desacelere e mantenha hábitos saudáveis

Em primeiro lugar, comece a observar a sua rotina. Ela está muito acelerada? Sobrecarregada? Você tem tido momentos só seus? Se não tem, busque, a partir de hoje, por hábitos saudáveis que promovam mais qualidade de vida e bem-estar para você.

Não tente “correr atrás do prejuízo” com os estudos. Mas sim, faça tudo no seu tempo, sem se comparar e sem querer ser melhor do que ninguém. Procure apenas a sua melhor versão, e não a perfeição.

Além disso, mantenha uma rotina adequada, considerando incluir um hobby, exercícios físicos e investindo em uma boa qualidade do sono.

2- Busque suporte emocional em familiares e amigos

As habilidades sociais precisam ser estimuladas a todo momento, pois é nesse campo que você poderá receber o suporte das pessoas que você ama. Em tempos de pandemia, esse suporte pode acontecer pela internet, através de vídeo chamada, ligações e mensagens de texto.

O importante é buscar não se “fechar”. Pois, como já dizia Nasio, podemos gastar as nossas dores com palavras e lágrimas, a fim de ultrapassar o período ruim e seguir com mais qualidade de vida.

3- Pratique o autoconhecimento e entenda os seus limites

A ansiedade em estudantes universitários também pode ser trabalhada através do autoconhecimento. Afinal, é nesta autoconsciência que você poderá compreender os seus limites e trabalhar com eles de uma forma saudável.

Em outras palavras, se você percebe que uma carga específica de leitura diária não funciona para você, que tal criar outra estratégia de estudo? Ou então, que tal ler um pouco de manhã, de tarde e de noite, em horários espaçados?

Acredite, quanto mais você conhece os seus limites, mais poderá superá-los.

4- Busque ajuda profissional para lidar com a ansiedade em estudantes universitários

A psicoterapia, no entanto, também é um interessante viés para lidar com a ansiedade em estudantes universitários. É através dela que você poderá encontrar novos recursos internos para lidar com as emoções negativas, sentindo-se mais forte e pronto para os desafios.

Vale ressaltar que a psicoterapia é uma demonstração de amor à vida, por isso ela é tão eficaz e interessante para lidar com as situações mais difíceis do nosso cotidiano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.