9 Dicas para quitar suas dívidas no final de ano (confira!)

Com algumas estratégias é possível se organizar financeiramente

2022 está acabando, junto com as comemorações e festas de fim de ano. No entanto, é ainda possível se organizar financeiramente e quitar todas as suas dívidas para que em 2023, suas contas fiquem no azul. Este é um período onde muitas pessoas aumentam seus gastos pessoais, portanto, é preciso ficar de olho.

Todavia, por ser uma época onde se gasta bastante, é preciso se controlar, para que as dívidas não se transformem em uma bola de neve. Deve-se fazer um planejamento financeiro, de modo a ter uma maior tranquilidade no ano que vem, devido ao fato de que há um aumento nos gastos no início de ano.

Normalmente em janeiro, as pessoas têm que pagar diversas contas como as férias, a matrícula das escolas dos filhos, a compra de material escolar, pagar o IPTU, o IPVA, e muito mais. Portanto, é preciso se preparar para os custos relativos ao ano vindouro, além de quitar as dívidas de 2022.

Ademais, apesar de ser tarefa árdua, reorganizar financeiramente no final de ano pode ser possível e muito vantajoso. É preciso tomar certas atitudes para que a pessoa não entre em 2023 devendo, ainda mais que os boletos costumam aparecer no início de janeiro. Desse modo, é conveniente se preparar para o futuro.

Confira abaixo algumas dicas para organizar suas finanças para 2023:

1 – Reveja os gastos desnecessários

Para se organizar financeiramente é preciso rever seus gastos e os desperdícios de dinheiro que ocorrem no dia a dia. É preciso ficar atento à comida que estraga dentro de casa e a gastos supérfluos, como a compra de roupas desnecessárias. Deve-se planejar tudo o que for comprar, evitando jogar dinheiro fora. 

2 – Dividir o salário mensal

Quem deseja poupar dinheiro deve ter em mente que é preciso reservar uma parte do salário mensal para esse objetivo. De acordo com educadores financeiros, deve-se deixar 70% de sua renda para gastos essenciais, 20% para lazer e compras, e 10% para fazer uma reserva de emergência.

3 – Pague as contas rapidamente 

Não se deve deixar as contas acumularem em atraso, pois isso pode fazer com que suas dívidas fiquem impagáveis. O indicado é quitar seus pagamentos no mesmo dia que receber o salário. É uma maneira de evitar multas e juros correspondentes. Além disso, é uma boa maneira de se planejar.

4 – Anote tudo

Para se organizar é preciso ter o controle sobre suas contas. Portanto, anote todos os gastos relativos ao mês. Dessa maneira você saberá para onde o dinheiro está indo, tendo um cenário econômico real em suas mãos. É uma maneira de controlar suas finanças de forma a saber o momento certo de quitar sua dívidas.

5 – Crie metas e objetivos

Uma das metas a serem alcançadas pode ser a quitação de todas as suas dívidas até o final do ano. Desse modo é possível estabelecer prioridades de pagamentos, criar estratégias para a quitação dos valores. Pode-se escolher pagar as contas mais caras e as que possuírem um juros maior, por exemplo.

6 – Fale com a família

Conversar com a família sobre dívidas e seu pagamento, sobre a importância de se organizar e economizar pode trazer muitas vantagens. Todavia, todos poderão participar ajudando com ideias de como pagar as contas, reduzindo os gastos no dia a dia, enfim, contribuindo para que haja uma situação financeira melhor.

7 – Procure uma renda extra

Uma maneira de obter um dinheiro a mais para quitar suas dívidas é procurar ter uma renda extra mensal. É possível vender itens que não utiliza mais, fazer um curso preparatório e oferecer um tipo determinado de serviço, montar uma loja virtual na internet, enfim, oferecer sua mão de obra.

8 – Negocie com seus credores

Uma saída para pagar suas dívidas é fazer uma negociação com seus credores, de modo a reduzir os juros e obter descontos. Atualmente está acontecendo o Feirão Limpa Nome da Serasa, onde é possível negociar com as empresas parceiras do programa e obter descontos de até 99%.

9 – Pesquise antes de comprar

É Importante que se faça uma pesquisa séria antes de fazer qualquer compra, de forma a economizar no final do mês. Felizmente na internet é possível encontrar diversas lojas virtuais com inúmeros tipos de produtos. Ou seja, é muito fácil tomar conhecimento dos preços praticados em diversos comércios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.