Cartão de crédito: 8 dicas de como usar com sabedoria

O cartão de crédito não é nem herói e nem mocinho das finanças. A maneira que é utilizado é o que o torna aliado ou inimigo. Por isso, nós preparamos 8 dicas para você não errar mais e utilizar o cartão de crédito com sabedoria. Veja abaixo cada uma delas.

1. Controle seus gastos no cartão de crédito

Não a toa essa é a primeira dica. Você deve anotar sempre todos os seus gastos no cartão de crédito ou, no mínimo, fazer um controle mensal da sua fatura.

Este controle significa que você deve olhar detalhadamente cada cobrança e conferir os valores, além de formar uma planilha dividindo os custos por categoria. Há diversos modelos diferentes na internet.

Mas, isso não despensa acompanhar semanalmente os valores gastos. Deixar para olhar a fatura no final do mês fará com que você tenha a impressão que gastou muito menos do que a realidade.

2. Evite pagar o mínimo

O pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito implica também no juros do rotativo, entre os mais caros cobrados atualmente. Então, não caia nesta armadilha de pagar o mínimo ou parcelar a fatura, os juros são alto e a dívida pode ainda virar uma bola de neve.

Em último caso, é preferível que você compare as taxas de juros e procure um empréstimo com juros mais baixos para quitar o valor.

3. Não faça parcelas quando não há necessidade

Parcelar as comprar para ter mais dinheiro no final do mês é sempre tentador, mesmo assim é importante evitar o parcelamento em várias vezes. A prática pode levar a um acúmulo de parcelas, o que no final se torna impossível de pagar.

4. Estabeleça um limite próprio

Apesar do banco de fornecer um limite, você tem a opção de ajustar este limite no próprio aplicativo. Desta forma, você pode estabelecer um limite menor do que o oferecido pelo banco, dentro das suas condições e evitar assim o endividamento.

5. Evite pagar contas de consumo no cartão de crédito

Pagar contas de consumo, como água e luz e celular no cartão de crédito não são uma boa recomendação. A prática pode se tornar corriqueira e você perder por completo a organização do seu dinheiro.

Priorize o uso do cartão de crédito para compras de maior valor e que necessitam de parcelamento. O cartão de crédito pode ser também uma boa opção para imprevistos.

6. Fuja de cartões com anuidade

Há diversas opções de cartões de crédito sem anuidade, por isso, não faz sentido que você arque com este valor. Muitos bancos oferecem anuidade gratuita a partir de determinado valor mensal gasto do cartão.

7. Busque cartões em bancos e vantagens

Fique de olho nas vantagens como pontos  e milhas. Estude se alguma delas compensa para você.

8. Gastou demais? Cancele o cartão de crédito

Por último, mas não menos importante, se você tentou se controlar, mas acabou gastando demais e criando uma grande dívida uma opção é o cancelamento do cartão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.