Vestibular 2024: Fuvest divulga ensalamento da segunda fase

O Vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país. O processo seletivo permite o ingresso dos participantes aprovados à USP, Universidade de São Paulo.

Todos os candidatos inscritos nesta edição do Vestibular da Fuvest realizaram as provas no dia 19 de novembro. Agora, a Fuvest divulgou o ensalamento referente às provas da segunda fase do processo seletivo.

Assim, para que você possa conferir os locais de prova e entender quais serão as próximas etapas do processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo com as principais informações sobre o Vestibular 2024 da Fuvest. Confira!

Vestibular Fuvest 2024: locais de prova da segunda fase são divulgados

Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a Fuvest divulgou os locais de prova da segunda fase do Vestibular 2024 na última sexta-feira, dia 01 de dezembro.

Para consultar os locais de prova, os estudantes devem acessar o site da Fuvest e realizar login com e-mail ou número de CPF e senha cadastrados no momento da inscrição.

Segundo os dados divulgados pela Fuvest, mais de 30 mil estudantes devem participar da segunda fase do Vestibular 2024. Dessa maneira, pode-se observar que o número de participantes convocados para a próxima etapa é quatro vezes o número de vagas para cada modalidade prevista pela Fuvest (ampla concorrência e cotas). 

Segunda fase Vestibular Fuvest
Todos os candidatos aprovados na primeira fase irão participar da segunda etapa do Vestibular da Fuvest. Imagem: Cecília Bastos/USP Imagens

Além disso, a Fuvest já divulgou também resultado da primeira fase do Vestibular 2024. A lista com os nomes dos candidatos convocados para a segunda etapa do processo seletivo já foi publicada em formato PDF e pode ser acessada por todos os estudantes.

Para serem classificados para a segunda fase do processo seletivo da Fuvest, os estudantes deveriam ter alcançado ao menos 30% de aproveitamento na prova da primeira fase. Dessa forma, os participantes deveriam ter acertado, ao menos, 27 questões. 

Ficou com alguma dúvida sobre o ensalamento da segunda fase? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular 2024 da Fuvest e consulte mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular Fuvest 2024: provas da segunda fase

Conforme previsto pelo edital do processo seletivo, todos os candidatos aprovados na primeira fase deverão participar das provas da segunda etapa do Vestibular.

A segunda fase do Vestibular Fuvest 2024 será realizada nos dias 17 e 18 de dezembro. Nessa etapa do processo seletivo, os participantes deverão responder questões dissertativas e escrever uma redação a partir do tema proposto pela banca examinadora.

Além disso, alguns candidatos também precisarão participar provas de habilidades específicas (como no caso dos cursos de Artes Cênicas, Música e Arte Visual). Neste caso, os estudantes irão realizar os exames entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2024.

Vestibular Fuvest 2024: lista de leituras obrigatórias

A Fuvest divulgou a lista com os livros obrigatórios que serão abordados pelas questões do Vestibular 2024. As obras foram cobradas na primeira fase e também serão abordadas pelas perguntas da segunda fase. A Fuvest recomenda a leitura integral das obras selecionadas.

Conheça as obras selecionadas para esta edição do Vestibular da Fuvest:

  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
  • Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • Angústia, de Graciliano Ramos;
  • Dois irmãos, de Milton Hatoum;
  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Mensagem, de Fernando Pessoa;
  • Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana;
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa.

Vestibular Fuvest 2024: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a Fuvest está oferecendo 8.147 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados pela USP.

Do total de vagas oferecidas, 4.888 vagas foram destinadas para candidatos que optarem pela modalidade “ampla concorrência”. Além disso, 2.053 vagas foram direcionadas aos candidatos de escola pública (EP) e as 1.206 vagas restantes, por sua vez, foram direcionadas aos participantes EP/PPI.

Segundo as informações divulgadas, 114.432 estudantes estão inscritos no processo seletivo e irão disputar as vagas oferecidas. Nesta edição do Vestibular, o curso mais concorrido é Medicina, oferecido na cidade de São Paulo/SP.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.