6 importantes teorias de ensino

O processo de aprendizagem tem sido um assunto popular para análise teórica por décadas. Embora algumas dessas teorias nunca deixem o reino abstrato, muitas delas são colocadas em prática nas salas de aula diariamente.

Os professores sintetizam várias teorias, algumas delas com décadas de idade, para melhorar os resultados de aprendizagem de seus alunos. As seguintes teorias de ensino representam algumas das mais populares e conhecidas no campo da educação.

Inteligências múltiplas

A teoria das inteligências múltiplas , desenvolvida por Howard Gardner, postula que os humanos podem possuir oito tipos diferentes de inteligência: musical-rítmica, visual-espacial, verbal-linguística, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Esses oito tipos de inteligência representam as diversas maneiras como os indivíduos processam as informações.

A teoria da inteligência múltipla transformou o mundo da aprendizagem e da pedagogia. Hoje, muitos professores empregam currículos que foram desenvolvidos em torno de oito tipos de inteligência. As aulas são projetadas para incluir técnicas que se alinham com o estilo de aprendizagem de cada aluno.

Taxonomia de Bloom

Desenvolvido em 1956 por Benjamin Bloom, a Taxonomia de Bloom consiste em um modelo hierárquico de objetivos de aprendizagem. O modelo organiza tarefas educacionais individuais, como comparar conceitos e definir palavras, em seis categorias educacionais distintas: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. As seis categorias organizam-se em ordem de complexidade.

A Taxonomia de Bloom oferece aos educadores uma linguagem comum para se comunicarem sobre o aprendizado e ajuda os professores a estabelecer metas de aprendizado claras para os alunos.

Entretanto, alguns críticos afirmam que a taxonomia impõe uma sequência artificial ao aprendizado e ignora alguns conceitos cruciais da sala de aula, como o gerenciamento do comportamento.

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) e Andaimes

Lev Vygotsky desenvolveu uma série de teorias pedagógicas importantes, mas dois de seus conceitos de sala de aula mais importantes são a Zona de Desenvolvimento Proximal e o andaime .

Segundo Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é a lacuna conceitual entre o que um aluno é e o que não é capaz de realizar de forma independente. Vygotsky sugeriu que a melhor maneira de os professores apoiarem seus alunos é identificando a Zona de Desenvolvimento Proximal.

Por exemplo, um professor pode escolher um conto desafiador, fugindo da zona de conforto para os estudantes, a fim de realizar uma tarefa de leitura. O professor, então, forneceria apoio e incentivo para que os alunos aprimorassem suas habilidades de compreensão de leitura durante a aula.

A segunda teoria, o andaime, é o ato de ajustar o nível de suporte fornecido para melhor atender as habilidades de cada criança. Por exemplo, ao ensinar um novo conceito de matemática, um professor primeiro orientaria o aluno em cada etapa para concluir a tarefa. À medida que ele começa a entender o conceito, o professor vai reduzindo gradativamente o apoio. Afasta-se então da direção passo a passo em favor de lembretes até que o aluno conclua a tarefa inteiramente por conta própria.

Construtivismo

A teoria do esquema de Jean Piaget sugere novos conhecimentos com o conhecimento existente dos alunos, os alunos irão obter uma compreensão mais profunda do novo tópico. Essa teoria convida os professores a considerarem o que os estudantes já sabem antes de iniciar uma aula.

A saber, essa teoria se aplica em muitas salas de aula todos os dias, quando os professores começam as aulas perguntando a seus alunos o que eles já sabem sobre um determinado conceito.

A teoria do construtivismo de Piaget afirma que os indivíduos constroem significado por meio da ação e da experiência e desempenha um papel importante nas escolas hoje. Uma sala de aula construtivista consiste naquela em que os estudantes aprendem fazendo, e não absorvendo passivamente o conhecimento. O construtivismo atua em muitos modelos de ensino de educação infantil, nos quais as crianças passam os dias engajadas em atividades práticas.

Behaviorismo

O Behaviorismo, um conjunto de teorias apresentadas por BF Skinner, sugere que todo comportamento é uma resposta a um estímulo externo. Na sala de aula, o behaviorismo é a teoria de que o aprendizado e o comportamento dos alunos melhorarão em resposta ao reforço positivo, como recompensas e elogios.

A teoria behaviorista também afirma que o reforço negativo – em outras palavras, punição – fará com que a criança pare de comportamento indesejado. De acordo com Skinner, essas técnicas de reforço repetidas podem moldar o comportamento e produzir melhorias nos resultados de aprendizagem.

Currículo espiral

Na teoria do currículo em espiral, Jerome Bruner afirma que as crianças têm capacidade de compreender tópicos e questões surpreendentemente desafiadoras, desde que sejam apresentados de maneira apropriada para a idade.

Além disso, Bruner sugere que os professores revisitem os tópicos anualmente (daí a imagem em espiral), adicionando complexidade todos os anos.


E então, o que achou do conteúdo?

Não deixe de ler também – Problemas que afetam negativamente a aprendizagem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.