Sociologia no Enem: Saiba o que é Interação Social

A interação social determina as relações sociais praticadas pelos indivíduos e grupos sociais, sob a ótica da sociologia

A saber, constitui uma condição fundamental para o progresso e constituição das sociedades. Através de métodos interativos, as pessoas transformam se em um sujeito social. 

Por meio dela que os indivíduos aprimoram a comunicação, estabelecendo o contrato social e desenvolvendo redes de relações, os quais determinam alguns comportamentos sociais. 

Desse modo, a interação social tornou-se pauta importante da atualidade, sendo muito discutida na sociologia, filosofia e antropologia. 

Tornou-se um tema atual sempre cotado para provas de vestibulares do país todo, assim como para o Enem, por isso, vale a pena ficar ligado, vamos ver!

Introdução sobre interação social

Na sociedade atual, caracterizada e ditada pelos meios de comunicação e as novas tecnologias, a interação social acaba transformando-se e adquire um novo modelo. Isto é, passa a ser desenvolvida pela internet, de maneira online. 

Com o incansável e fenomenal desenvolvimento da internet, criaram-se novas formas de interações e dinâmica social.

Entretanto, em contrapartida pode gerar problemas de ordem social como a exclusão e isolamento social ou até mesmo a prática de bullying de forma online (Cyberbullying). 

Classificação

Em suma, a interação social, pode compreende-se como:

  • Interação Social Recíproca: Quando duas ou mais partes interagem, isto é, pessoas ou grupos. Além disso, elas acabam se influenciando e determinando os comportamentos sociais. 
  • Interação Social Não-Recíproca: Caracteriza-se por ser unilateral, ou seja, não ocorre interação social entre ambas as partes, somente aquilo que nos é oferecido, como por exemplo quando estamos vendo TV ou ouvindo rádio por exemplo. 

Resumo

Por fim, dentre dois grandes pensadores, o bielorusso, Lev Semenovitch Vygotsky (1896 – 1934)  e o suiço Jean William Fritz Piaget (1896 – 1980) que abordam o assunto da interação, relação e processos sociais, assim como, diversos aspectos sobre o desenvolvimento dos seres humanos.

Como resultado, Vygotsky entende que a interação social tem papel importante no desenvolvimento dos seres humano.

Segundo ele o “comportamento do homem forma-se por peculiaridades e condições biológicas e sociais de seu crescimento”.

Já para Piaget, os humanos se influenciam pelas relações sociais desenvolvidas ao longo da vida. Essas relações irão ditar os comportamentos sociais. O educador ditou que o processo se desenvolve em várias fases: quando criança, adolescente e adulto. 


Não deixe de ler também outro artigo sobre sociologia  – Entenda o que é a mudança social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.