5 personalidades importantes da Idade Média: confira!

Os grandes nomes da Idade Média

5 personalidades importantes da Idade Média: descubra quais são elas

A Idade Média foi período muito importante da história da humanidade, responsável por abrigar importantes acontecimentos, transformações, personalidades e mudanças.

Assim, não é de se surpreender que muitos aspectos desse período sejam cobrados com uma grande frequência nas principais provas do país, entre elas o ENEM e os vestibulares.

Para que você se prepare melhor, o texto de hoje trouxe um resumo com as principais personalidades da Idade Média que podem aparecer nas suas provas de história!

Vamos conhecer, a seguir, quais são elas.

5 personalidades importantes da Idade Média: Carlos Magno

Carlos Magno foi um dos maiores conquistadores da Idade Média e governou como Rei dos Francos, entre os anos de 768 e 814, e como rei dos Lombardos, a partir do ano de 774. Ainda, Carlos Magno foi o responsável por consolidar o Império Carolíngio, influenciando de maneira decisiva a cultura, a administração territorial e as estratégias da Alta Idade Média.   

Por fim, devemos ressaltar ainda que o imperador foi também o responsável por incentivar a educação, as artes e a cultura, principalmente por meio daquilo que ficou conhecido como “o renascimento carolíngio”, período de grande prosperidade intelectual.

5 personalidades importantes da Idade Média: Tomás de Aquino

Tomás de Aquino é considerado uma das figuras mais importantes de toda a Idade Média.

Ele foi teólogo e filósofo e a maior colaboração para o conhecimento medieval foi a consolidação de teorias que buscavam conciliar os escritos do filósofo Aristóteles com os preceitos da fé católica.

5 personalidades importantes da Idade Média: Dante Alighieri

Dante Alighieri foi um dos principais poetas de todos os tempos. A sua obra mais famosa é denominada “A Divina Comédia”, uma obra que relata os caminhos percorridos pela alma de Dante no Purgatório, no Paraíso e no Inferno.   

5 personalidades importantes da Idade Média: Santo Agostinho

Santo Agostinho, também conhecido como Agostinho de Hipona, viveu de entre os anos de 354 e 430, durante a Alta Idade Média. Agostinho atuou como filósofo, médico e pensador, sendo  considerado um dos mais importantes filósofos da Idade Média.    

Agostinho elaborou uma série de teorias a respeito da filosofia, da fé católica e de outras áreas do conhecimento.

5 personalidades importantes da Idade Média: Santa Clara de Assis

Santa Clara de Assis nasceu no ano de 1193 e viveu uma vida de muita caridade e admiração por São Francisco de Assis. No ano de 1212, Clara decidiu que ela passaria a viver em castidade, na pobreza e em edição à ordem das Clarissas.    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.