Nelson Mandela: a história do importante líder sul-africano

Confira!

Nelson Mandela: biografia e principais feitos

Nelson Mandela é considerado uma das personalidades mais importantes de todo o século XX, principalmente devido à sua atuação na luta pelos direitos na África do Sul. 

Questões sobre os principais feitos de Mandela são abordados com frequência por questões de história. Ainda, você pode citar o líder como repertório para a sua redação.

Nelson Mandela: introdução 

Mandela entrou para a história ao se tornar um dos maiores líderes na luta pelos direitos civis e humanos na África do Sul. 

Mandela organizou movimentos de militância com o objetivo de acabar com as desigualdades sofridas pela população negra na África do Sul. Dentre as principais ações dos grupos, podemos citar a luta pelo fim da proibição do uso de espaços públicos utilizados por brancos.

Quem foi Nelson Mandela?

Nelson Mandela, cujo nome completo era Nelson Rolihlahla Mandela, foi advogado e presidente da África do Sul durante o período de 1994 a 1999. Mandela liderou, ao lado de outras pessoas, o movimento contra o regime de segregação, conhecido como “Apartheid”. 

Justamente devido à essa luta é que Mandela ficou preso injustamente por 27 anos.   

Nelson Mandela: biografia

Nelson Mandela nasceu em julho de 1918. O nome Nelson foi escolhido devido à uma prática nas escolas britânicas da África do Sul, que consistia em escolher um nome inglês para as crianças africanas porque não entendiam os seus nomes de família.

Aos 21 anos, Mandela ingressou na Universidade Fort Hare, o que foi um feito extremamente importante. 

Nelson Mandela: ações

No ano de 1960, após o terrível Massacre de Sharpeville, evento que provocou a morte de 69 negros, Mandela passou a atuar de maneira ainda mais ativa como um líder do movimento pelo fim das desigualdades e da segregação. 

Mandela seria preso no ano de 1962. O líder seria liberado somente no ano de 1990, quando aconteceu também o fim do Apartheid. 

No ano de 1993, três anos após ser libertado da prisão, Mandela ganhou o prêmio Nobel da Paz devido à sua atuação dentro da luta pelos direitos civis e humanos na África e também recebeu o título sul-africano de “Pai da Pátria”. Morreu em dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.