5 passos para ter sucesso nos estudos

O sucesso nos estudos não tem um segredo. Na verdade, o alcance dessa meta depende de alguns esforços do estudante.

Listamos a seguir 5 passos que podem ajudar a atingir esse objetivo, valendo para concurseiros, pré-vestibulandos, graduandos, etc. Acompanhe!

1. Defina uma programação

“Ah, vou chegar lá logo” não é uma estratégia de estudo válida. Em vez disso, você deve ser intencional ao planejar sessões de estudo de conjuntos.

Em sua agenda, marque períodos de tempo que você pode dedicar aos estudos. Você deve ter como objetivo programar algum tempo de estudo todos os dias, mas outros compromissos podem exigir que algumas sessões sejam mais longas do que outras.

Aulas mais difíceis requerem mais tempo de estudo. O mesmo acontece com as aulas que valem vários créditos. Para cada hora de crédito que você está tirando, considere dedicar de uma a três horas ao estudo a cada semana.

2. Estude no seu próprio ritmo

Você digere o conteúdo rapidamente ou precisa de tempo para deixá-lo penetrar? Só você sabe qual é o melhor ritmo para você.

Não há ritmo de estudo certo (ou errado). Portanto, não tente comparar a velocidade de outra pessoa.

Em vez disso, por tentativa e erro, encontre o que funciona para você. Lembre-se de que estudar mais devagar exigirá que você dedique mais tempo aos trabalhos escolares.

3. Descanse um pouco

A exaustão não ajuda ninguém a ter o melhor desempenho. Seu corpo precisa de descanso ; dormir o suficiente é crucial para o funcionamento da memória.

Esse é um dos motivos pelos quais agendar um horário de estudo é tão importante: reduz a tentação de ficar acordado a noite inteira estudando para um grande teste. Em vez disso, você deve tentar dormir sete ou mais horas na noite anterior ao exame.

Aluno cochilando depois de estudar

Limite os cochilos pré-estudo a 15 ou 20 minutos por vez. Ao acordar, faça alguns alongamentos ou exercícios leves para preparar seu corpo e cérebro para o trabalho.

4. Silencie seu celular

As interrupções de seu celular são notórias por quebrar sua concentração. Se você se afastar para verificar uma notificação, terá que reorientar seu cérebro antes de voltar aos estudos.

Considere desligar os sons do telefone ou colocar o dispositivo no modo não perturbe antes de começar. Você também pode baixar aplicativos para bloquear temporariamente seu acesso às redes sociais.

Se você ainda estiver tentado a verificar seu dispositivo, simplesmente desligue-o até terminar de estudar.

5. Relaxe

A pesquisa mostra que o estresse torna mais difícil aprender e reter informações.

Ideias para combater o estresse incluem:

  • Respirando fundo
  • Escrever uma lista de tarefas que você precisa realizar
  • Fazendo exercícios leves
  • Tente limpar sua cabeça antes de começar a estudar.

E então, o que achou das dicas?

Leia também – Concursos: Como manter a rotina de estudos ativa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.