Como usar as redes sociais a favor dos estudos

Com disciplina, você pode aproveitar as mídias para beneficiar sua rotina de aprendizado

Quando você estuda remotamente, grande parte do seu aprendizado acontece pela internet. Isso te coloca a um clique de redes sociais campeãs de procrastinação como Facebook, Twitter e Instagram.

Entretanto, você também pode usar o poder das mídias sociais para o bem quando se trata de aprendizagem online. Veja como:

Transforme sua aula em um grupo online

O objetivo do Facebook é convidar amigos para compartilhar, postar e manter contato. Inicie uma página para sua classe e convide os alunos, assim como seu instrutor. Você pode postar prazos e lembretes, compartilhar links, ideias e fazer perguntas ao grupo.

O Twitter é outra boa forma de formar um grupo de estudos. Crie uma hashtag exclusiva, e peça para outras pessoas postarem nela.

Compartilhe notas e projetos nas redes sociais

O Dropbox e outros aplicativos foram desenvolvidos para colaborar em projetos. Você pode adicionar sua turma ou equipe de projeto, fazer upload de arquivos, comentar e revisar documentos, além de acessar e trabalhar em apresentações com o grupo.

Tudo em um só lugar

Mantenha todos os recursos da classe tudo em um só lugar. Trello, Pinterest, Tumblr e Dropbox funcionam bem para enviar e salvar arquivos para referência, como artigos, o plano de aula e outros materiais de referência.

Estude a aprenda além da aula

A mídia social é perfeita para pesquisar projetos, artigos, assim como trazer novas ideias para a aula:

  • Use o Twitter para encontrar especialistas em sua área para acompanhar e fazer perguntas. Use-o também para pesquisar hashtags relevantes para o curso.
  • O YouTube está repleto de vídeos educacionais de aprendizagem.
  • Inscreva-se no LinkedIn como estudante e convide pessoas em sua área de estudo para se conectar. Você poderá enviar mensagens a eles para obter informações, conselhos e contatos. Já explicamos aqui como o Linkedin pode valer a pena para estudantes, sobretudo de ensino médio.

Com disciplina, você pode deixar de lado o estigma que as redes sociais têm de ser uma distração.

Se conseguir não procrastinar, mídia social pode ajudá-lo a se manter atualizado em sua classe, colaborar com os colegas, obter mais de seus instrutores e expandir seu aprendizado por meio de especialistas em sua área de estudo.

Além disso, permite que você faça uma pausa mental ocasional nos trabalhos escolares – lembre-se de voltar às suas tarefas.

E então, o que acha de experimentar as redes sociais ao seu favor?

Leia também – 5 ideias criativas de como usar redes sociais para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.