5 livros para entender o racismo no Brasil 

Além de ser um reconhecimento e homenagem à luta de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra, em 20 de Novembro, é uma data importante para refletir sobre as violências e desigualdades sociais que a população negra sofre até hoje. 

Ainda há urgência em falar sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e discutir sobre questões importantes que precisam ser resolvidas, como: racismo estrutural, discriminação, apropriação cultural, intolerância religiosa, falta de representatividade em lideranças, entre incontáveis outras opressões. 

Para ajudar a difundir mais conhecimento sobre estes tópicos, nada melhor do que uma boa leitura. Por isso especialistas do Clube de Autores, plataforma de autopublicação, selecionaram alguns livros que trazem visibilidade e entendimento sobre o assunto. Veja abaixo.

Vidas Negras, por Antonio Auggusto João

Nesta ficção conta a história de três personagens, um médico, uma aeromoça e um jogador de futebol, que sofrem a vida inteira com o racismo e se encontram em uma tragédia onde o caráter e competência de cada um consegue vencer todo preconceito. 

O enredo traz uma importante reflexão sobre o preconceito, pois apesar de ser uma obra fictícia, os dramas vividos pelos personagens são os mesmos enfrentados diariamente por muitos na vida real.

O preconceito racial no Brasil, por Ronildo Neumann Pastoriza

Com uma retrospectiva histórica, desde o período pós abolição, o livro busca responder questões importantes sobre como a realidade dos negros no País foi construida a partir da libertação dos escravizados. Com isso, levar ao leitor uma visão crítica dos anos de sofrimento e invisibilidade do povo negro, que tanto contribuiu na formação da sociedade e da cultura brasileira.

Mulheres Negras, por Adeildo Vila Nova e Edjan Alves dos Santos

O livro discute a questão de gênero na sociedade brasileira, especialmente no que se refere às mulheres negras

Por meio de pesquisas e entrevistas, é  apresentado um debate sobre as barreiras encontradas por oito mulheres negras trabalhadoras, de origem pobre que conseguiram ocupar lugares de destaque no campo profissional e político. 

Oferece um mergulho na vivência, estratégias de sobrevivência e de transposição das barreiras que elas encontraram durante o decorrer de suas vidas.

Aquilombamento Digital, por Gabriel Santana e Boni Sobrinho

A obra aborda sobre a importância da referência para a construção da identidade social e/ou da reconfiguração de seus comportamentos na atualidade. 

Apresenta o efeito de dinâmicas associadas ao acesso às influenciadoras digitais afrobrasileiras no aprendizado de novos padrões éticos e estéticos, por jovens, negras e negros.

Branquitude, Música Rap e Educação. Compreenda de uma vez o racismo no Brasil a partir da visão de rappers brancos, Jorge Hilton

O autor, ativista e pesquisador negro, se aventurou no território musical, expondo e analisando a tensão racial existente. 

A obra busca trazer reflexões sob diversos pontos de vista. 

  • O que eles e elas pensam sobre relações raciais e racismo? 
  • A autodeclaração racial que fazem, condiz com seus olhares de como a sociedade os percebe racialmente? 
  • Quais suas visões sobre privilégio branco? 

Conclui discutindo o papel da educação racial na mudança de pensamentos e atitudes, educação pela abolição do racismo, como processo fomentador da alteridade, sociabilidade e respeito às diferenças.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Clube dos Autores.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Dia da Consciência Negra: Como surgiu no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.