5 eventos históricos que nasceram na Europa

Estude sobre esses grandes marcos da História!

Muitos acontecimentos que marcaram a História mundial nasceram na Europa. De lá, espalhou-se para os demais continentes, influenciando diretamente na política, economia, cultura e sociedade. Conheça cinco grandes eventos para você estudar!

Renascimento

O Renascimento foi um movimento cultural e sócio-político dos séculos XV e XVI. Ele enfatizou a redescoberta de textos e ideias da antiguidade clássica.

Na verdade, esse movimento começou ao longo de alguns séculos, ocorrendo à medida que as estruturas de classe e políticas da Europa medieval começaram a se desintegrar.

O Renascimento começou na Itália, mas logo abrangeu toda a Europa. Essa foi a época de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Assistiu a revoluções no pensamento, na ciência e na arte, bem como na exploração do mundo. O Renascimento foi um renascimento cultural que atingiu toda a Europa.

Leia mais: A importância do Renascimento na História

Colonialismo e imperialismo

Os europeus conquistaram, se estabeleceram e governaram uma grande proporção da massa de terra da Terra. Os efeitos desses impérios ultramarinos ainda são sentidos hoje.

Os historiadores geralmente concordam que a expansão colonial da Europa ocorreu em várias fases. O século 15 viu os primeiros assentamentos nas Américas e isso se estendeu até o século 19. Ao mesmo tempo, os ingleses, holandeses, franceses, espanhóis, portugueses e outros países europeus exploraram e colonizaram a África, Índia, Ásia e o continente que se tornaria a Austrália.

Esses impérios eram mais do que órgãos governamentais sobre terras estrangeiras. O impacto também se espalhou para a religião e a cultura, deixando um toque da influência europeia em todo o mundo.

Leia mais: Imperialismo x Colonialismo: Entenda as diferenças para estudar

Reforma Protestante

A Reforma foi uma divisão na igreja cristã latina durante o século XVI. É introduzido o protestantismo para o mundo e criou uma grande divisão que dura até hoje.

Tudo começou na Alemanha em 1517 com os ideais de Martinho Lutero. Sua pregação atraiu uma população que estava insatisfeita com o exagero da Igreja Católica. Não demorou muito para que a Reforma varresse a Europa.

A Reforma Protestante foi uma revolução espiritual e política que levou a várias igrejas reformistas. Ajudou a moldar o governo moderno e as instituições religiosas e como essas duas interagem.

Leia mais: Entenda o que foi a Reforma Protestante

Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural dos séculos XVII e XVIII. Os principais pensadores do Iluminismo, a saber, enfatizaram o valor da razão sobre a fé cega e a superstição.

Este movimento foi liderado ao longo dos anos por um grupo de escritores e pensadores. As filosofias de homens como Hobbes, Locke e Voltaire levaram a novas maneiras de pensar sobre a sociedade, o governo, assim como a educação que mudariam o mundo para sempre.

Do mesmo modo, o trabalho de Newton reformulou a “filosofia natural”. Muitos desses homens foram perseguidos por suas novas formas de pensar. Sua influência, porém, é inegável.

Leia mais: Iluminismo: 5 pensadores importantes para citar no Enem

Holocausto

A Alemanha imperial entrou em colapso no final da Primeira Guerra Mundial. Depois disso, a Alemanha passou por uma época tumultuada que culminou com a ascensão do nazismo e a Segunda Guerra Mundial.

A República de Weimar manteve o controle da República Alemã após a primeira guerra. Foi por meio dessa estrutura de governo única – que durou apenas 15 anos – que o Partido Nazista surgiu.

Liderada por Adolf Hitler, a Alemanha enfrentaria seus maiores desafios políticos, sociais e morais. A devastação causada por Hitler e seus homólogos na Segunda Guerra Mundial marcaria permanentemente a Europa e o mundo inteiro.

Leia mais: Filmes que retratam o horror do Holocausto

Não deixe de ler para continuar estudando: Europa: 3 grandes revoluções para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.