5 dicas para pia de cozinha sempre organizada

Confira como deixar esse ambiente sempre organizado

A faxina da casa pode ser considerada um trabalho árduo para muitos. Mas manter a limpeza acaba sendo um desafio bem maior, afinal, ao habitar e circular pelos ambientes, a tendência é realmente sujar. Por isso, é importante seguir dicas para ter uma pia de cozinha sempre organizada.

Isso porque é nesse cômodo que a bagunça chega mais rápido, já que a rotina de preparar alimentos é diária e, de certo modo, mais frequente. E nesse contexto, o local de lavagem é, de fato, onde acontece mais acúmulo de sujeira, além da intensa proliferação de microrganismos em função da umidade.

Confira como deixar a pia de cozinha sempre organizada

Dito isso, o método mais eficaz que se apresenta é simplesmente uma mudança de hábitos. Além disso, ter o desenvolvimento de um pouco mais de energia para realizar pequenas tarefas ao longo do dia. Uma vez que a ideia é de manutenção da limpeza.

Nesse sentido, surge a questão de como deixar a pia de cozinha sempre organizada, já que a sensação é de que a louça nunca acaba. Porém, a resposta é exatamente essa mudança de comportamento após uma observação com mais detalhes de si mesmo e da própria rotina. Segue, então, dicas para alcançar essas metas.

Não deixar restos após o almoço

Em geral, é comum pensar que largar apenas um prato ou um copo para lavar depois não é sinônimo de problema. No entanto, essa ação pode tomar proporções muito maiores. Afinal de contas, reforça o hábito de “deixar para mais tarde”, fazendo como que haja um acúmulo no final do dia.

Sendo assim, o mais ideal é limpar a louça após cada refeição, principalmente no café da manhã, no almoço e no jantar, que são os momentos em que a ingestão de comida é maior. Para isso, é interessante reservar um intervalo de tempo maior para as ceias. Pois assim, facilita, até mesmo, para não chegar o horário do próximo compromisso e simplesmente não ser possível realizar a prática.

5 dicas para pia de cozinha sempre organizada
5 dicas para pia de cozinha sempre organizada

Acordo com outros moradores para deixar a pia de cozinha sempre organizada

Nesse caso, se a residência contar com um grande grupo de familiares, a dinâmica é diferente. Então, para deixar a pia de cozinha sempre organizada, será necessário entrar em um consenso sobre divisão de tarefas. Isto é, via de regra, começar a partir de um diálogo e mediar reuniões periódicas para debate.

Atenção ao escorredor

Aqui, o melhor a ser feito é esvaziar o escorredor e ter isso como o primeiro passo do processo de lavagem da louça. Uma vez que o próximo volume pode molhar aqueles itens quase secos. Consequentemente, criar um ciclo interminável de pingos e de falta de espaço para empilhar.

Além disso, uma alternativa é guardar antes de iniciar cada refeição. Então, as vezes será necessário se utilizar do velho e famigerado pano de prato. Até para não estragar o material do armário, o qual, geralmente, é de madeira e não reage positivamente com a água.

Caixa de armazenamento

No entanto, nem todos os dias é possível parar as atividades cotidianas para manter a pia de cozinha sempre limpa, afinal, todos têm imprevistos e semanas mais corridas. Por isso, é interessante investir em uma caixa compacta para guardar os pratos e não os deixar sobre as superfícies alheias.

Com essa atitude, a arrumação permanece, já que não haverá aglomerados no lavabo e essa caixa ficará em um canto do cômodo. A preferência, então, é que seja mesmo um objeto pequeno, tanto para não criar um novo hábito de “largar para depois” quanto para não poluir o ambiente.

Uso de porta-utensílios

Ainda, é fundamental que cada coisa tenha o seu lugar, seja os itens orgânicos ou aqueles inorgânicos, exatamente para que a ordenação seja mantida. Por isso, obter alguns porta-utensílios é uma das maiores recomendações para alcançar o objetivo principal.

Com isso, é indicado selecionar dois espaços principais: o primeiro é para arranjar itens de cozinhar, como pimenta, sal e óleo. Enquanto, o segundo é para juntar as ferramentas do preparo, como colheres de pau, espátulas e escumadeiras.

A intenção desse comportamento também é facilitar o acesso e o manuseio daquilo que se tem uso com mais frequência. E, obviamente, para mais, é uma maneira muito efetiva e eficaz de deixar a pia de cozinha sempre organizada. Pois, o volume de artefatos será consideravelmente menor. Desse modo, otimizando o espaço ali presente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.