5 dicas para estudar na reta final para o Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto o Enem Digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Desse modo, faltam somente cerca de três meses para o exame.

Esse período de estudos na reta final pode deixar muitos estudantes ansiosos, pois o Enem se tornou nos últimos anos uma das principais formas de ingresso no ensino superior. Para evitar cometer erros nesses momento final de preparação, é preciso ter uma estratégia.

Por isso, selecionamos cinco dicas de como se preparar para o Enem 2020 nessa reta final. Confira abaixo!

1. Organize uma rotina de estudos 

Primeiramente, tire um tempo para organizar os últimos três meses de estudo. Para isso, observe quais foram os assuntos que você ainda não conseguiu estudar e os priorize no primeiro mês. 

2. Estabeleça horários para revisão 

Além de estabelecer um horário para os assuntos que você ainda não estudou, é fundamental definir um tempo para realizar revisões. As revisões espaçadas são a melhor forma de relembrar os assuntos vistos ao longo do ano. Assim, você reativará na memória o que já sabe e descobrirá o que ainda precisa reforçar.

3. Defina as suas prioridades

Faltando tão pouco tempo para o Enem 2020, esse momento pede que o estudante estipule quais são as prioridades. Já não dá tempo de dar conta de tudo. Então, priorize as matérias nas quais você tem maior dificuldade e considere prioridade também aqueles que têm maior peso no Enem: matemática e redação.

4. Simule a prova

Ao se preparar para o Enem não basta apenas ler e resumir textos sobre os assuntos, é preciso também revisar e responder questões, além de simular a prova. A simulação pode ajudar o estudante a se sentir mais familiarizado no dia do exame, então não deixe de treinar. Há várias opções de simulados do Enem na internet e boa parte é gratuita.

5. Mantenha o foco

Por fim, mantenha o foco no seu objetivo final. Na reta final é comum o estudante sentir certo cansaço e desestímulo, no entanto, é fundamental não deixar que isso afete sua atenção nos estudos.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir mais dicas.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.