30 milhões de pessoas serão beneficiadas com a antecipação do 13º salário

Com a folha de pagamento da União já em processamento, a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, que antes seria liberada neste mês, está prevista para o mês de abril.

O governo determinou R$ 704,4 bilhões para custear o pagamento das parcelas dos segurados da previdência. Mas, ainda aguarda liberação do poder legislativo para essa distribuição. A proposta orçamentária ainda será votada pelo Congresso no mês de março, o que atrasará um pouco a antecipação da primeira parcela do 13º salário, para o mês de abril.

Aproximadamente, cerca de R$ 26 bilhões serão injetados na economia, possibilitando quase 30 milhões do grupo a beneficiação.

Aprovação do orçamento da União

O aumento de casos pela pandemia da Covid-19, possibilitou um plano de distribuição de renda, onde a primeira parcela do 13º salário para os segurados da previdência, seria efetivada neste mês de fevereiro e a segunda parcela no mês de março. Porém, sem o aval da proposta orçamentária, todos os gastos da união estão estagnados. Isso impede, até mesmo de se ter uma previsão do pagamento da segunda parcela.

Juntamente com essa proposta, no plano de orçamento da União, está uma solicitação de ruptura do teto, chamado de regra de ouro, que possibilitará um gasto maior que o permitido.  O governo federal precisa dessa aprovação especial do Congresso, para liberar 38% do valor previsto para a Previdência Social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.