Os maiores pensadores da Filosofia Romana: confira!

Descubra quais são eles!

Os maiores filósofos romanos: descubra aqui!

Os pensadores da denominada “filosofia romana” foram de extrema importância para o desenvolvimento de diversos setores do pensamento e das artes romanas. 

Assim, não é de se surpreender que o tema seja tão abordado por questões de filosofia das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e o ENEM

Dessa maneira, você deve estar preparado para responder questões complexas sobre o pensamento dos principais pensadores da filosofia romana. E é justamente por isso que o artigo de hoje preparou um artigo com alguns dos filósofos de maior importância do período.

Principais pensadores da Filosofia Romana: Introdução

A filosofia romana, também denominada de filosofia latina, esteve em vigor durante o período conhecido como “Roma Antiga”, que se inicia no século VIII a.C..

Em termos gerais, podemos dizer que a filosofia romana foi a responsável por realizar uma espécie de “revisão” da filosofia dos gregos, adicionando as suas próprias considerações. 

Vamos conhecer, a seguir, alguns dos principais pensadores dessa época.

Principais pensadores da Filosofia Romana: a lista

Sêneca: Sêneca, cujo nome completo era Lúcio Anneo Sêneca, é considerado um dos maiores pensadores de toda a filosofia romana. O filósofo, que foi senador durante o governo de Calígula, baseou os seus escritos na doutrina do estoicismo. O principal tema de Sêneca era a busca por uma vida equilibrada e harmoniosa.

Cícero: Cícero, cujo nome completo era Marco Túlio Cícero, foi um cônsul da República Romana. O pensador escreveu diversas obras analisando as principais doutrinas da Grécia Antiga, com um destaque para o estoicismo. 

Tito Lucrécio: Tito Lucrécio escreveu diversas obras extremamente relevantes sobre o pensamento do filósofo grego Epicuro, fundador da corrente denominada de “epicurismo”.

Plotino: Plotino é considerado o fundador da corrente do neoplatonismo, ao escrever diversas obras e textos sobre o pensamento de Platão, adicionando novas considerações. 

Marco Aurélio: Marco Aurélio, cujo nome completo era Marco Aurélio Antonino Augusto, foi, além de imperador de Roma, um grande pensador. O filósofo fez parte da corrente do estoicismo e se preocupou, dentro de suas obras, em desenvolver argumentações sobre a construção de uma moral dos seres humanos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.