Projeto estimula o estudo da astronomia entre alunos da educação básica

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações está promovendo, em colaboração com o Observatório Nacional (ON) e com outras instituições vinculadas à pasta, um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da Astronomia entre jovens estudantes da educação básica. 

Intitulado Projeto Imagens do Céu Profundo, o programa gratuito tem como público-alvo escolas, instituições, clubes de ciências e demais interessados em popularizar a ciência.

De acordo com a pasta, o objetivo é estimular os educadores a motivar seus alunos no estudo da Astronomia, examinando e discutindo imagens do céu profundo, planetas e objetos menores, como cometas e asteroides. Desse modo, o programa promoverá entre os estudantes o conhecimento acerca do trabalho de um astrônomo profissional.

Para desenvolver esse projeto, o Ministério firmou uma parceria com o International Astronomical Search Collaboration (Iasc/Nasa).

Além disso, o projeto conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

De acordo com a pasta, professores e voluntários do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do EJA poderão participar do programa com equipes de até cinco estudantes. As inscrições foram recebidas até o dia 18 de janeiro. 

Os participantes poderão usar telescópios do LCO por 90 minutos para capturar de sete a nove imagens do céu profundo para estudo. Confira mais detalhes.

Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEM libera locais de prova do Vestibular 2021; clique aqui e confira mais detalhes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.