2 meses para o ENEM 2023: veja dicas de estudo

As provas estão se aproximando

O primeiro dia de provas do ENEM 2023 irá acontecer em exatamente dois meses, no dia 5 de novembro. Dessa maneira, os estudantes devem ficar atentos: ainda dá tempo de estudar e turbinar a sua preparação para essa prova tão importante.

Apesar de a data da prova estar se aproximando, ainda é possível estudar para enfrentar a redação  e as quatro provas objetivas que compõem o ENEM. 

Assim, para te ajudar, separamos um resumo completo com dicas de estudo para a prova do ENEM 2023. Coloque as dicas em prática e se prepare para a prova!

ENEM 2023: provas serão aplicadas em 2 meses

É fundamental que você coloque as datas do ENEM 2023 como as suas metas nos estudos. As provas serão aplicadas em dois meses, confira as datas:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro, das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Faça simulados do ENEM

À medida que o ENEM se aproxima, é fundamental que você faça simulados completos da prova para replicar as condições reais que você irá encontrar no dia do exame.

Ao fazer um simulado, você irá se acostumar com os tipos de questões propostas pelo ENEM e saberá como gerenciar o tempo disponível durante a prova.

É importante que você não faça somente um simulado até o dia da prova, mas que realize simulações com frequência. Você pode, por exemplo, separar um dia da semana para fazer um simulado completo do ENEM, seguindo os horários e as regras da prova oficial.

Por fim, não se esqueça de que as suas tarefas não terminam com o fim do simulado. Após cada simulação, você deve corrigir e revisar todas as suas respostas. Ao fazer isso, identifique os erros cometidos e tente compreender o motivo de cada erro. Essa estratégia irá te ajudar melhorar seu desempenho nas próximas simulações e também a revisar os conteúdos que já foram estudados em outros momentos.

É o momento ideal para revisar

E por falar em revisão, não podemos deixar de ressaltar a importância dessa técnica de estudos em um momento crucial como este. As datas do ENEM estão se aproximando e, dessa maneira, você deve revisar os conteúdos que já estudo ao longo do ano.

A maioria dos candidatos está estudando há muito tempo: alguns começaram no início do ano e outros estão estudando desde o ano passado. Assim, é normal que você não se lembre de alguns tópicos que estudou meses atrás.

Revisão para ENEM
É importante que você faça revisões frequentes. Imagem: Lil artsy/Pexels

Para te ajudar a lembrar dos temas estudados há muito tempo, é importante que você inclua revisões frequentes na sua rotina de estudos a partir de agora. A prova do ENEM está se aproximando e, assim, você precisa revisar os conteúdos para que consiga se lembrar deles no dia do exame.

Existem diversas técnicas diferentes que podem ser usadas para revisão. Dentre as principais, podemos citar:

  • Resumos;
  • Flashcards;
  • Método pomodoro
  • Mapas mentais.

Basta escolher a melhor técnica para você e colocar a sua revisão em prática!

Treine a redação

A redação é uma das partes mais importantes de toda a prova do ENEM, sendo a responsável por influenciar de forma decisiva a nota final do candidato.

Nesse momento, é importante que você pratique a redação com frequência. Dessa maneira, tente escrever ao menos uma redação por semana aos moldes do ENEM. Para isso, você pode usar os temas que foram propostos em edições passadas do exame, veja quais foram eles:

  • 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
  • 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.
  • 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.
  • 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.