14º salário do INSS: Veja as datas, regras e quem vai receber

Ainda em 2020, foi criada uma proposta para liberação de um 14º salário emergencial, considerando ainda a pandemia da Covid-19.

Nos dois últimos anos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam o 13º salário de forma antecipada. Diante disso, ainda em 2020, foi criada uma proposta para liberação de um 14º salário emergencial, considerando ainda a pandemia da Covid-19.

Veja também: Auxílio de R$400 com pagamentos do 13º salário em 2022; veja o que se sabe

Andamento da proposta

O Projeto de Lei 4367/20 ficou mais de um ano sem ser movimentado, até que no final de 2021, passou a ser votado na Câmara dos Deputados. Todavia, o texto ainda aguarda a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser aprovado.

Após essa possível concessão, a proposta deve ser encaminhada ao Senado Federal, que poderá incluir novas observações no documento. Mas caso seja aprovada sem quaisquer considerações, será liberado para a sanção presidencial.

Detalhes do 14º salário

Caso a proposta seja aprovada, o 14º salário será pago de maneira retroativa em março de 2022 e de 2023. Em suma, os pagamentos são referentes as parcelas originais previstas para 2020 e 2021.

Com relação aos valores do benefício emergencial, o segurado receberá até dois salários mínimos vigente. Este ano, por exemplo, caso o texto seja aprovado os beneficiários que recebem mais que o piso nacional terão acesso a R$ 2.424.

De modo geral, poderão receber o 14º salário os segurados que ganham aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Os beneficiários de programas assistenciais como o BPC/Loas não terão acesso ao benefício.

14º salário pode não ser liberado

Apesar dos avanços que o projeto teve no ano passado, dificilmente o benefício deve ser liberado neste ano. Isso porque, até o momento o tema não está no ranking de interesse do governo, que em vários momentos se posicionou contra a medida.

Além disso, 2022 é um ano eleitoral, o que dificulta a implementação ou liberação de medidas que impactam os cofres da União. No mais, a tramitação do texto deveria ser acelerada, tendo em vista que a previsão para o primeiro pagamento está para o próximo mês.

Por fim, a folha de pagamentos do INSS costuma ser fechada próximo ao dia 15 de cada mês, sendo assim, de fato não será possível viabilizar os pagamentos do benefício em março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.