13º Salário: 35% dos brasileiros devem usar o valor para COMPRAS DE NATAL, aponta pesquisa - Notícias Concursos

13º Salário: 35% dos brasileiros devem usar o valor para COMPRAS DE NATAL, aponta pesquisa

Pesquisa do CNDL revela que maioria dos brasileiros pretende utilizar o 13º salário para compras natalinas

O prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário termina amanhã (30 de novembro) e muitos brasileiros já sabem o destino que darão ao dinheiro extra no orçamento. É o que aponta a pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

De acordo com o levantamento da CNDL, 35,7% das pessoas que vão receber o décimo terceiro pretende utilizá-lo para as compras de natal. Isso significa uma alta em relação ao ano passado, onde a taxa ficou em 33,1%.

Dessa forma, a expectativa entre os lojistas é que o mercado se mantenha aquecido este final de ano, obtendo melhores resultados em comparação ao ano anterior.

Além disso, a pesquisa da CNDL também mostrou como o restante das pessoas pretende gastar o seu 13º salário em 2023. Dentre os entrevistados, 28,7% disseram que irão economizar, poupar ou investir o dinheiro extra. 

Além disso, 21,9% pretende gastar em comemorações de natal e ano novo e 16,6% das pessoas irão utilizar o recurso para quitar dívidas em atraso

Consumo consciente

A pesquisa mostra que boa parte dos brasileiros pretende gastar totalmente o seu 13º salário. No entanto, a CNDL alerta sobre a importância de realizar o consumo consciente, de acordo com a sua real necessidade.

“É importante o trabalhador ficar atento aos gastos e priorizar o pagamento de dívidas. O país vive um momento de alta inadimplência e a entrada do 13º salário é a oportunidade de colocar as contas em dia e fechar o ano com o orçamento organizado”, disse José César da Costa, presidente da CNDL.

Além disso, a pesquisa realizada também apontou que muitos brasileiros pretendem realizar trabalhos extras, os famosos “bicos”, neste final de ano. O objetivo é obter mais dinheiro para os gastos com presentes de natal e ano novo.

Que tem direito ao 13º salário?

Todas as pessoas que trabalham de carteira assinada têm direito a receber o décimo terceiro salário. Este direito foi estabelecido pela Consolidação das Leis Trabalhistas, conjunto de leis que regem a relação entre empregado e empregador formal.

Assim, no final de cada ano, os trabalhadores recebem o equivalente a um salário extra, independente do valor do seu salário. Esta é uma espécie de “gratificação natalina” aos trabalhadores e o pagamento pode ser realizado em até 2 parcelas pelos empregadores.

Estão aptos a receber o 13º salário, as pessoas que trabalharam, no mínimo, 15 dias de carteira assinada. Têm direito ao benefício os trabalhadores rurais, urbanos, avulsos e domésticos, bem como os aposentados e pensionistas do INSS.

Os estagiários não têm direito ao décimo terceiro. No entanto, se o empregador desejar, pode oferecer o benefício por livre e espontânea vontade.

Além disso, para ter direito, o trabalhador não pode ter sido demitido por justa causa até a data do pagamento da primeira parcela.

Quem não trabalha de carteira assinada tem direito ao 13º salário?

O 13º salário é um benefício exclusivo garantido para as pessoas que trabalham de carteira assinada. Sendo assim, não é possível cobrar este direito caso você não trabalhe de carteira assinada ou tenha algum benefício do INSS.

No entanto, se você trabalha para uma empresa e ainda não teve a sua carteira assinada, isso significa que você está trabalhando de forma irregular. Isso porque é obrigação do empregador registrar o funcionário para que este tenha garantia de todos os direitos definidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?