Português nas Provas Militares: tópicos mais cobrados

Português nas Provas Militares: aquilo que mais cai

Existem diversas provas de concursos e de vestibulares que permitem o acesso à uma carreira militar. Entre as mais famosas, podemos citar as provas do ITA, do IME, da ESA e da EsPCEx.

Porém, o que todas as provas militares têm em comum é a dificuldade: esses concursos são conhecidos em todo o país por serem muito concorridos e por exigirem muita preparação de seus candidatos.

Assim, o artigo de hoje vai te mostrar quais são os tópicos mais cobrados dentro da prova de português dos concursos e dos vestibulares militares no Brasil. Isso porque, essa matéria está presente em qualquer prova militar e, ainda, as questões de português aparecem em grande quantidade e representam parte muito significativa da nota total do candidato.

Vamos ver, a seguir, quais são os tópicos de português mais cobrados nas provas militares.

Português nas Provas Militares:Interpretação de texto

Diversas são as provas que exigem do candidato uma boa habilidade de interpretação. Podemos citar, como exemplo, os vestibulares e a prova do ENEM.

Porém, em provas militares essa habilidade é ainda mais testada, uma vez que não existe um só exame desse tipo que não aborde ao menos uma questão de interpretação.

A melhor maneira de treinar a sua habilidade de interpretação de texto é ler muito. O hábito de ler com frequência irá aprimorar a sua compreensão de frases complexas e a sua capacidade de sintetizar os aspectos mais importantes daquilo que foi lido. Procure sempre ler algum tipo de revista, jornal ou livro.

Português nas Provas Militares:Redação

A redação está presente na grande maioria das provas de vestibulares e de concursos militares. Normalmente, pede-se que o candidato elabore um texto de, no mínimo, 20 linhas e de, no máximo, 30.

Para escrever um bom texto, você deverá possuir um bom conhecimento da gramática da língua portuguesa. Isso porque, cerca de 20% da nota da sua redação é atribuída com base no seu uso da língua.

Ainda, você deverá também desenvolver bons argumentos para sustentar a sua tese e defender o seu ponto de vista. Lembre-se, por fim, que o seu texto deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Português nas Provas Militares:Gramática

A gramática da língua portuguesa é um tópico abordado com extrema frequência pelas provas de português dos concursos e dos vestibulares militares. Diversos são os assuntos de gramática abordados pelas questões. Porém, podemos afirmar que aqueles que aparecem com mais frequência são:

  • Semântica: parte da gramática que é responsável por estudar o significado dos termos em determinado contexto. Dentro desse tópico, as figuras de linguagem costumam aparecer com frequência.
  • Morfologia: tópico da gramática responsável por estudar a classificação e a formação das palavras.
  • Fonética e fonologia.
  • Regência verbal e nominal.
  • Períodos simples e composto, bem como os seus elementos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.