1 em cada 10 crianças não planeja voltar a estudar quando as escolas reabrirem no Brasil, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou na última segunda-feira (24) um relatório que aponta que 1 em cada 10 crianças de 10 a 15 anos não planeja voltar a estudar quando as escolas reabrirem, por conta da Covid-19, no Brasil.

Em diversos estados do país as escolas ficaram fechadas por quase dois anos devido à pandemia. Muitos estudantes ficaram totalmente sem acesso à educação nesse período, uma vez que as aulas passaram a ser ministradas exclusivamente de forma remota, o que exige acesso à internet.

O relatório aponta ainda que cerca de 3 em cada 4 crianças da 2ª série estão fora dos padrões de leitura em diversos estados brasileiros. No período pré-pandemia, o índice era de 1 em cada 2 crianças.

Ainda conforme o levantamento, em países mais pobres, de renda baixa e média, as perdas de aprendizagem são ainda maiores. Antes da pandemia, 53% das crianças de 10 anos eram incapazes de ler ou entender um simples textos nesses países. Após a pandemia, o índice subiu para até 70%.

Pandemia afetou a saúde mental dos estudantes

A pandemia também aumentou a exposição das crianças ao abuso e reduziu o acesso a uma fonte regular de nutrição. Além disso, o longo período de suspensão das aulas presenciais tem afetado também a saúde mental das crianças.

“Um crescente corpo de evidências mostra que a Covid-19 causou altas taxas de ansiedade e depressão entre crianças e jovens, com alguns estudos descobrindo que meninas, adolescentes e pessoas que vivem em áreas rurais são mais propensas a ter esses problemas”, afirmou o Unicef.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMS divulga resultados preliminares da 3ª etapa do Passe e do Vestibular 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.