XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 recebe inscrições

O período de inscrição do XXI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná 2022 já está aberto. De acordo com o cronograma, os interessados podem realizar as inscrições até o dia 30 de abril. Conforme o edital da seleção, as inscrições são gratuitas.

As inscrições para essa edição devem ser feitas on-line, exclusivamente por meio do site da Unespar. Para realizar o cadastro, os candidatos devem informar todos os dados pedidos nos formulários de inscrição.

De acordo com o edital, podem participar da seleção os estudantes indígenas pertencentes a uma comunidade indígena no território paranaense que tenham concluído o ensino médio e que não possuam curso superior. O edital estabelece ainda que o estudante deve preencher a autodeclaração em que se reconhece como indígena e informar a etnia indígena a qual pertence.

Provas 

Conforme o cronograma, a aplicação das provas do XXI Vestibular está marcada para os dias 12 e 13 de junho, domingo e segunda-feira, respectivamente:

  • 12 de junho: prova oral de Língua Portuguesa;
  • 13 de junho: provas de redação e provas com questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira ou Indígena, Química, Física, Biologia, Matemática, História e Geografia.

Ainda de acordo com o edital, os locais de aplicação das provas estarão próximos às comunidades indígenas do Paraná. No entanto, os candidatos que não residem no estado farão o exame em Curitiba. 

Vagas do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná

Essa seleção é promovida pela Unespar em parceria com outras sete instituições de ensino superior do Estado do Paraná e está na sua 21ª edição. Também promovem e ofertam vagas neste processo seletivo as seguintes universidades:

  • UENP (Universidade Estadual do Norte no Paraná);
  • UEM (Universidade Estadual de Maringá);
  • Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná);
  • Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste);
  • UEL (Universidade Estadual de Londrina);
  • UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa);
  • UFPR (Universidade Federal do Paraná).

De acordo com o edital, cada universidade estadual conta com a oferta de seis oportunidades para ingresso em seus cursos de graduação. Já a UFPR está ofertando 10 vagas. Segundo o cronograma, a divulgação do resultado do processo seletivo está prevista para o dia 1º de julho

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep abre prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 nesta segunda (4).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.