WhatsApp vai ter que permitir conversas com outros apps de mensagens na Europa

Nova legislação da União Europeia obriga que o WhatsApp permita que usuários de outros apps de mensagens conversem com quem está no mensageiro verdinho

A União Europeia chegou recentemente a um acordo para regular empresas de aplicativos por meio da Lei dos Mercados Digitais, que imporá regras rígidas às grandes empresas tecnológicas. Um exemplo é que mensageiros terão de oferecer aos usuários a capacidade de comunicar entre si através de diferentes aplicações. 

O WhatsApp é uma das empresas que será obrigada a cumprir as novas regulamentações descritas na Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Isso ocorre porque o WhatsApp é considerado um serviço gatekeeper por ser uma grande plataforma tecnológica com uma base substancial de usuários e se enquadrar nos critérios definidos pela nova lei.

LEIA MAIS: WHATSAPP: Descubra como GANHAR DINHEIRO com os novos recursos de atualização

Isso fez com que o aplicativo começasse a desenvolver uma funcionalidade que permitisse que usuários de outros apps pudessem se comunicar dentro da plataforma. A notícia foi revelada pelo site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o programa de testes do WhatsApp, com a divulgação da atualização 2.23.19.8 do WhatsApp para Android. 

O WhatsApp tem um prazo de seis meses para alinhar o aplicativo com as novas regulamentações europeias para fornecer seu serviço de interoperabilidade na União Europeia. Neste momento, ainda não está claro se esta funcionalidade acabará por se estender também a países fora da União Europeia.  

Nova tela revela como pode funcionar integração 

third-partyComo você pode ver nesta captura de tela feita pelo WABetaInfo, o WhatsApp está trabalhando em uma nova seção dedicada aos novos regulamentos. Por ainda estar em desenvolvimento, esta seção ainda não está pronta, parece vazia e não está acessível aos usuários, mas seu título nos confirma que agora estão trabalhando nela. 

A interoperabilidade permitirá que outras pessoas entrem em contato com usuários do WhatsApp mesmo que não tenham uma conta no WhatsApp. Por exemplo, alguém do aplicativo Signal poderia enviar uma mensagem para um usuário do WhatsApp, mesmo sem uma conta do WhatsApp. 

Embora esta rede mais ampla possa definitivamente melhorar a comunicação com as pessoas que usam diferentes aplicativos de mensagens e ajudar esses pequenos aplicativos a competir na indústria de apps de mensagens, esta abordagem também pode levantar considerações importantes sobre a criptografia de ponta a ponta ao receber uma mensagem de usuários que não usam o WhatsApp. 

Neste contexto, como esta funcionalidade ainda está em fase inicial de desenvolvimento, as informações técnicas detalhadas sobre este processo no WhatsApp como gatekeeper são atualmente muito limitadas, segundo o WABetaInfo.

A expectativa é de que a criptografia de ponta a ponta seja preservada em sistemas de mensagens interoperáveis de alguma forma. Além disso, conforme mencionado no artigo 7º do regulamento da União Europeia, parece que os utilizadores poderão ter a opção de cancelar quando estiver disponível no futuro. 

Nova atualização trouxe erros 

Com a nova atualização da versão beta para encaixar a seção “third-party”, o WhatsApp acabou trazendo um bug para os usuários. O aplicativo trava ao responder às atualizações de status, impossibilitando o uso desse recurso pelos usuários. Muitos usuários contam com esse recurso todos os dias, até mesmo por meio de reações de status, por isso há uma inconveniência causada pela falha ao tentar responder a uma atualização de status. 

Na realidade, alguns usuários já conseguiam responder às atualizações de status por meio de uma atualização do servidor algumas horas depois, mas essa ação removeu a capacidade de reagir às atualizações de status, razão pela qual o aplicativo travou. 

Reiniciar o dispositivo não resolveu o problema, então uma nova atualização de correção de bug foi necessária para obter uma solução final. Foi preciso que o WhatsApp lançasse a atualização 2.23.19.12 da versão beta do seu app para que o problema fosse corrigido. Segundo informações do WABetaInfo, os usuários já não estão tendo mais problemas com o app travando e nem com a impossibilidade de responder ou reagir a atualizações de status.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.