WhatsApp testa forma de burlar restrições governamentais de uso
Usuários da versão de testes podem configurar um proxy, o que possibilita mais segurança para o dispositivo e driblar bloqueios ao app
O WhatsApp está testando um recurso que permite aos usuários configurar um proxy, sistema que serve como um intermediário entre a conexão do dispositivo com a Internet.
Quando você opta por usar um recurso como esse, as solicitações de Internet são primeiro direcionadas ao servidor proxy. Dessa forma, o servidor proxy recupera as informações solicitadas em nome do usuário e as devolve para ele.
LEIA MAIS: WhatsApp estuda permitir acesso a mais de uma conta no mesmo dispositivo
O recurso é útil para manter um serviço ativo em países onde há políticas que restrinjam o uso de determinado site ou serviço online. Ou seja, através de um proxy, até mesmo usuários da China, país onde o WhatsApp é banido, poderiam utilizar o app.
No passado, decisões judiciais já fizeram o aplicativo ficar offline no Brasil e algo assim aconteceu recentemente com o Telegram, o que torna a função interessante para brasileiros também.
Segundo o WABetaInfo, site especializado nas novidades do programa de testes do app, a atualização 2.23.13.10 do WhatsApp beta para Android já permite que os beta testers experimentem a configuração de proxy.
Definir uma porta específica geralmente isola o tráfego de outros serviços de rede executados em portas diferentes, garantindo a operação independente do proxy sem conflitos com outros aplicativos.
Maior segurança
Além disso, a organização que implementa o proxy pode aplicar regras de firewall ou controles de acesso que restrinjam ainda mais as conexões apenas por meio da porta designada, aumentando a segurança e o controle sobre o acesso. Isso porque o proxy também pode funcionar como um firewall e filtro de conteúdo.
Quando fazemos uma conexão normal, diretamente entre o dispositivo e o site ou serviço malicioso, é possível que hackers consigam o endereço IP do aparelho. Com essa informação, um cibercriminoso pode tentar invadir o dispositivo ou navegar pela internet usando o IP. Com o desvio para um servidor proxy, regras de segurança podem sem implementadas para eliminar este risco.
No novo recurso do WhatsApp, também foi adicionada uma opção chamada TLS, que significa Transport Layer Security. O TLS fornece aos usuários segurança aprimorada para comunicação em uma rede. Habilitar o TLS para uma porta proxy garante que os dados transmitidos entre o cliente e o proxy sejam sempre criptografados.
No entanto, é importante observar que, mesmo se você optar por usar um proxy com TLS desativado, as mensagens permanecerão criptografadas de ponta a ponta. Além disso, alguns beta testers também podem exportar sua configuração de proxy para que possam compartilhá-la com outros contatos.
Mensagens fixadas
O WhatsApp está desenvolvendo dois recursos para fixar mensagens em conversas que se complementam.
O primeiro foi divulgado há algum tempo, com a liberação da atualização 2.23.3.17 do WhatsApp beta para Android em fevereiro deste ano.
Com esse recurso, será possível fixar uma determinada mensagem em chats individuais e grupos, tornando mais fácil para qualquer pessoa na conversa destacá-la para referência futura.
Para complementá-lo, foi descoberto que vai ser possível escolher por quanto tempo essa mensagem ficará fixada em uma conversa, como foi divulgado pelo WABetaInfo na atualização 2.23.13.11 do WhatsApp beta para Android.
Na captura de tela disponibilizada pelo site, é possível ver que os usuários terão a possibilidade de selecionar uma duração específica após a qual a mensagem fixada será automaticamente liberada.
São três durações diferentes: 24 horas, 7 dias e 30 dias.
Conforme relatado no alerta, é possível liberar a mensagem fixada atual a qualquer momento, mesmo antes que a duração escolhida expire, dando aos usuários maior flexibilidade e controle sobre suas mensagens fixadas.
Com as mensagens fixadas, o WhatsApp visa fornecer aos usuários uma ferramenta que permite que informações ou anúncios importantes sejam exibidos com destaque no início de uma conversa.
Isso pode ser bem interessante para aqueles grupos criados com função específica, como um determinado evento (pense naquele grupo de amigos que marcou um churrasco para o fim de semana e quer facilitar o ponto de encontro).
Como essa mensagem vai ser desafixada automaticamente após o tempo definido, a função vai ajudar a manter uma conversa organizada, atualizada e mais clara.