WhatsApp estuda permitir acesso a mais de uma conta no mesmo dispositivo

Atualização de versão beta do app mostra menu em desenvolvimento que permite ao usuário alternar entre diferentes contas

O WhatsApp continua trabalhando na introdução de novos recursos em futuras atualizações do aplicativo. Depois de liberar o modo companheiro, que oferece aos usuários a capacidade de usar uma conta existente em diferentes dispositivos, o WhatsApp agora está desenvolvendo um recurso que permite acessar várias contas do WhatsApp a partir do mesmo smartphone.

LEIA MAIS: Whatsapp anuncia novas funcionalidades HOJE, 20/06

O recurso foi descoberto pelo site WABetaInfo, especializado em novidades do app, por meio da atualização 2.23.13.5 do WhatsApp Business beta para Android. Os desenvolvedores estão implementando um menu que permitirá aos usuários selecionar em qual conta desejam fazer login, permitindo a criação de euma conta adicional. 

Quando o usuário configura uma conta adicional pela primeira vez, ela fica armazenada no seu dispositivo até que ele decida sair dela. Dessa forma, alternar de uma conta para outra deverá ser tão fácil quanto é no Instagram, por exemplo. 

Benefícios da funcionalidade 

Com a integração do recurso de várias contas, os usuários poderão gerenciar suas conversas pessoais, discussões relacionadas ao trabalho e outras interações sociais em um único aplicativo. Essa separação garante que os usuários possam manter a privacidade, gerenciar notificações com eficiência e alternar entre diferentes contas sem a necessidade de usar aplicativos paralelos. 

A funcionalidade também simplificará o gerenciamento de várias contas em diferentes dispositivos. Em vez de instalar e configurar o WhatsApp separadamente em cada dispositivo, os usuários podem acessar e alternar entre suas várias contas usando um único aplicativo em seu dispositivo principal. 

Apesar do site ter descoberto o recurso durante o desenvolvimento da versão do WhatsApp Bussines, não há indícios que sugiram que seja uma ferramenta exclusiva para empresas. Por esta razão, o WABetaInfo aposta que a funcionalidade estará disponível para todos no futuro. 

Mudanças no design começam a ser testadas 

Buscando se integrar melhor ao Material Design 3, um conjunto de regras de design estipulado para as versões do Android, o WhatsApp tem desenvolvido novidades para o layout do app. Parte delas já começaram a serem testadas, como é o caso dos interruptores de configurações (botões que ligam e desligam funcionalidades). 

whatsapp
Novo design ainda em testes do WhatsApp (imagem: WABetaInfo).

Como mostra a captura de tela feita pelo site WABeta Info, os botões agora são mais grossos e são mais coesos com os que aparecem nas configurações de quem tem um aparelho Android – versões 12 ou 13. Além disso, é possível notar que há um novo formato para o botão de ação flutuante que inicia novas conversas, que agora está mais quadrado. 

As novidades foram encontradas na atualização 2.23.12.19 do WhatsApp beta para Android e mostram que o app tem buscado atualizar sua interface seguindo as melhores práticas do mercado. A interface do interruptor atualizada e o botão de ação flutuante redesenhado se alinham com o design dos smartphones Android mais recentes, o que deve tornar a experiência do usuário mais coesa. 

Novo teclado 

Outra mudança no design está no teclado, mais especificamente, no botão de emojis. Segundo o portal WABetaInfo, a atualização 2.23.12.8 do WhatsApp beta para Android já mostrava uma nova funcionalidade que fornece acesso ainda mais facilitado às guias de emojis, GIFs e figurinhas, que podem ser puxadas para cima para ocuparem toda a tela. 

Além disso, existem alguns planos em relação à barra de bate-papo: os botões de compartilhamento de anexos e o botão do teclado emoji serão realocados para se alinhar ao estilo do WhatsApp Desktop e do WhatsApp para iOS. 

É curioso salientar que essa função tinha sido colocada em testes, mas o WhatsApp acabou retirando pouco tempo depois. Segundo o site, isso provavelmente ocorreu devido a vários bugs enfrentados por muitos usuários ao usar o teclado. 

Agora, em uma atualização mais recente, de número 2.23.12.19, a função está novamente no ar. De acordo com alguns relatórios, alguns usuários ainda podem enfrentar alguns pequenos bugs, mas eles devem ser corrigidos em atualizações futuras. 

Alguns beta testers, como são chamados os participantes do app de testes do WhatsApp, também podem experimentar um novo arranjo dos botões de compartilhamento de mídia e teclado emoji.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.