WhatsApp prepara mudanças no design do App para iPhone

As novidades se concentram no menu de configurações, mas podem evoluir para outras seções do app.

O WhatsApp estuda fazer pequenas alterações na interface de seu aplicativo para iOS. Os usuários do iPhone podem esperar por um novo design oferecido pelas APIs de seu sistema que buscam tornar o mensageiro mais atualizado.

Por enquanto, a novidade envolve apenas algumas seções do aplicativo, como as configurações.  A revelação surgiu na atualização 23.7.0.74 do WhatsApp beta para iOS, disponível no aplicativo TestFlight, conforme apontou o site WABetaInfo.

O app planeja trazer um novo estilo para as configurações do mensageiro, onde cada seção dos ajustes do aplicativo aparece com cantos arredondados e pequenas margens nas bordas.

LEIA MAIS: Surpresa total, NOVA mudança no Whatsapp acaba de vazar e choca brasileiros

O site também aponta que a atualização não se limitará à seção de configurações, pois até mesmo outras seções do aplicativo terão esse estilo. Em suma, o novo design será mais focado em fornecer um design visual consistente em todo o aplicativo.

A intenção é buscar oferecer uma aparência “mais limpa” do aplicativo para os usuários. Ao que tudo indica, o objetivo é trazer um visual mais moderno e compatível com o estilo adotado pela última versão do iOS. 

Compartilhamento de status no Facebook 

Para quem tem a conta do Instagram integrada ao Facebook, a possibilidade de compartilhar um storie nas duas redes sociais ao mesmo tempo não é novidade.

Contudo, graças à última atualização 23.7.0.75 do WhatsApp beta para iOS, disponível no aplicativo TestFlight, é possível fazer o mesmo com as atualizações de status. 

Ainda em desenvolvimento, a solução vai permitir aos usuários compartilhar suas atualizações de status nos stories do Facebook sem sair do WhatsApp.

O processo poderá ser automático para determinadas atualizações de status que você escolher, quando a opção estiver habilitada. 

Assim como funciona hoje com o Instagram, os usuários que vão decidir quais atualizações de status serão compartilhadas. Além disso, esta opção será opcional e desabilitada por padrão. 

Caso os usuários quiserem que determinadas atualizações de status sejam compartilhadas nas histórias do Facebook sem sair do WhatsApp, eles poderão habilitar essa opção diretamente nas configurações de privacidade do status.

Porém, caso decidam não mais compartilhar suas atualizações de status nas histórias do Facebook, eles podem desativar a opção a qualquer momento. 

Até o momento, não há previsão de uma atualização que permita que o mesmo possa ser feito nos stories do Instagram, mas nada impede que uma integração seja feita no futuro.

Para quem gosta de utilizar o recurso, a novidade pode ser bem interessante para facilitar as atualizações de status e poupar trabalho e tempo de postagens. 

Mais opções para mensagens que se autodestroem  

Recentemente, divulgamos uma atualização para mensagens que desaparecem sozinhas no aplicativo do WhatsApp para desktop. A atualização novos períodos durações para mensagens que desaparecem, além das já disponíveis: 24 horas, 7 dias e 90 dias.

O WABetaInfo aponta que o recurso também está em desenvolvimento para a versão beta do mensageiro para iOS, como indica a atualização 23.7.0.71.  

Na prática, os usuários poderão usar o novo recurso ao selecionar a linha “Mais durações…”. Cerca de 15 novas opções serão disponibilizadas nesta configuração.

Alguns exemplos são: duração de 1 ano, 180 dias, 60 dias, 30 dias, 21 dias, 14 dias, 6 dias, 5 dias, 4 dias, 3 dias, 2 dias, 12 horas, 6 horas, 3 horas e 1 hora.  

Este recurso oferecerá aos usuários maior controle sobre suas mensagens, especialmente para informações sensíveis ou confidenciais que precisam ser mantidas em segurança.

A duração de 1 hora, em particular, pode ser útil para mensagens corporativas, pois garante que a mensagem não seja armazenada no dispositivo do destinatário por muito tempo.  

Evitando que mensagens desapareçam  

Outra atualização traz um recurso contrário ao anteriormente citado. Na versão 23.7.0.72 do WhatsApp beta para iOS, é possível evitar que uma mensagem desapareça selecionando a mensagem e apertando em “Keep” (manter, na tradução literal).

Todos podem evitar que uma mensagem desapareça, independentemente de quem tenha enviado. Se alguém quiser fazer com que uma mensagem possa desaparecer, precisará escolher a ação “Unkeep” e a mensagem será excluída.

Como as pessoas ainda estão no controle de suas mensagens desaparecidas, não será possível impedir que uma mensagem desapareça caso ela já tenha sido desativada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.