WhatsApp prepara mensagens de vídeo para o Android

Diferente de encaminhar um vídeo já gravado, as mensagens de vídeo serão mais parecidas com os áudios enviados pela plataforma

O WhatsApp está desenvolvendo a função de enviar mensagens de vídeo de forma mais prática, similar com o que é feito com a gravação de áudios. A novidade, que ainda está em desenvolvimento, foi revelada pelo site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o programa de testes do aplicativo. 

A nova função apareceu na versão 2.23.8.19 do WhatsApp beta para Android e já estava em desenvolvimento para a versão iOS do aplicativo. Quando esse recurso for lançado, os usuários poderão facilmente gravar e enviar vídeos curtos para enviar aos seus contatos pressionando o botão da câmera.

LEIA MAIS: WhatsApp anuncia grande mudança para usuários

whatsappComo você pode ver nesta captura de tela feita pelo WABetaInfo, o WhatsApp agora está trabalhando na capacidade de gravar mensagens de vídeo, que terão uma forma circular para diferenciá-las dos vídeos comuns. A imagem em branco está assim porque a função ainda está em desenvolvimento, mas ela já dá uma ideia de como a equipe de desenvolvimento do WhatsApp prepara as mensagens de vídeo. 

A principal diferença entre um vídeo e uma mensagem de vídeo é que uma mensagem de vídeo é gravada e enviada em tempo real, enquanto um vídeo pode ser pré-gravado e salvo antes de ser enviado posteriormente. Quando um destinatário recebe uma mensagem de vídeo, a ideia é querer dizer que o vídeo acabou de ser gravado e parecer algo mais pessoal, aproximando mais da experiência de uma chamada de vídeo. 

As mensagens de vídeo também serão criptografadas de ponta a ponta para garantir que apenas os destinatários possam vê-las. Além disso, será possível gravar mensagens de vídeo de até 60 segundos. Aparentemente, mensagens de vídeo não poderão ser salvas ou encaminhadas, mas podem ser gravadas pela gravação de tela. 

Pesquisa por configurações 

Outra novidade, menos revolucionária, mas ainda prática é a pesquisa de configurações. A novidade já está sendo testada pelos usuários do WhatsApp beta para Android que atualização para a versão 2.23.8.20 do app. Com ela, é possível ver o símbolo de uma lupa na página de Configurações do app. 

Na barra de pesquisa, o usuário pode pesquisar sobre funções que deseja encontrar para configurar, agilizando na hora de configurar o aplicativo ao eliminar a necessidade de percorrer toda a lista. 

O recurso é especialmente útil para usuários que não estão familiarizados com as configurações do aplicativo e para aqueles que modificam as configurações com frequência. Além disso, o WhatsApp continua introduzindo novas configurações ao longo do tempo e o recurso de pesquisa torna mais fácil para os usuários descobrir e acessar essas novas configurações. 

Encaminhando mensagens com legenda 

Algo que alguns usuários no Brasil já experimentam é a possibilidade de encaminhar uma imagem, GIF, vídeo ou documento com a legenda original. Agora, o WhatsApp está testando a possibilidade de criar uma própria legenda para o arquivo a ser encaminhado assim que clicar na opção Encaminhar. 

whatsappA novidade surgiu na atualização 2.23.8.22 do WhatsApp beta para Android. Como mostra esta captura de tela do WABetaInfo, é possível adicionar uma descrição personalizada para a imagem encaminhada removendo a legenda atual. Esse recurso é útil caso a legenda atual não descreva corretamente a imagem ou o usuário queira deixar uma mensagem diferente na hora de encaminhar. 

É importante ressaltar que, quando o usuário remove a legenda atual e adiciona a sua própria, a nova descrição será enviada como uma mensagem separada para que os destinatários saibam que ela não pertence à mensagem original. 

Novo design 

Faz um tempo que o WhatsApp não recebe uma repaginada em sua interface, o que faz parte de sua base de usuários acreditar que o layout atual está desatualizado e não tão amigável quanto poderia ser após as recentes atualizações do Android. Por isso, o WhatsApp começou a desenvolver uma interface aprimorada para o app, que inclui uma barra de navegação inferior, conforme a imagem ao lado. A notícia foi revelada pelo WABetaInfo após a última atualização do WhatsApp beta para Android 2.23.8.4.  

A expectativa é que a barra de navegação inferior torne mais fácil para os usuários navegar entre as diferentes seções do aplicativo, pois elas seriam facilmente acessíveis na parte inferior da tela. Isso tornaria o layout do app parecido com o do usado no iPhone, facilitando a experiência de quem sai de um sistema operacional para o outro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.