Que surpresa! Whatsapp agora permite a criação de um avatar como foto de perfil

Recurso poderá ajudar os usuários a ter uma maior privacidade no aplicativo

O Whatsapp, maior aplicativo de mensagens instantâneas do mundo, liberou a todos os seus usuários um recurso no qual é possível utilizar um avatar como foto de perfil. A nova função tem como objetivo dar mais privacidade e possibilitar mais uma forma de expressão, a todos que utilizam a ferramenta.

O avatar é um personagem virtual que pode ser inserido no aplicativo, no lugar da foto do usuário. Pode-se colocar qualquer figura, inclusive desenhos com as mesmas características do dono do perfil do Whatsapp. Ele é a representação de uma pessoa na internet, e pode ser utilizado para marcar a presença do usuário.

Além disso, a ferramenta irá permitir a seus usuários, utilizar o avatar como uma das 36 figurinhas disponibilizadas nas conversas com os outros perfis. O aplicativo irá permitir a criação de diferentes tipos de personagens virtuais, a partir da edição, capaz de determinar a cor do cabelo, roupas, características faciais, e muito mais.

Todavia, o visual dos avatares do Whatsapp terão as mesmas características dos personagens virtuais já presentes nas plataformas do Instagram e do Facebook. Vale observar que as três ferramentas fazem parte da empresa Meta, de Mark Zuckerberg. Não se sabe ainda se haverá uma integração entre elas.

Estilo dos avatares

A princípio, o Whatsapp informou que deve procurar realizar melhorias na ferramenta, relacionadas ao estilo dos personagens virtuais. O aplicativo irá aprimorar algumas questões técnicas, como a edição dos avatares, através da iluminação, sombreamento e textura dos cabelos, por exemplo. 

Outra questão é uma proposta de criação de uma figurinha utilizando o avatar de vários usuários, que poderia ser utilizada em grupos de conversas. A empresa afirma que estes personagens virtuais ajudam os usuários a se expressarem melhor, além de dar mais privacidade em seu uso, no cotidiano.

Como criar um avatar no Whatsapp

Ao entrar no aplicativo, caso use um celular Android, na tela inicial, clique na figura ?, que significa “Mais opções”. Se você utilizar o iOS, clique em “Configurações”. Selecione a opção “Avatar”. Em seguida, clique em “Criar Avatar”. Haverá na tela algumas opções para a edição da personagem. Ao finalizar, clique em “Ok”.

Se você desejar, é possível enviar o avatar criado como uma figurinha para seus amigos, o usuário poderá compartilhá-lo com outras pessoas, ou reagir utilizando um emoji. Caso queira, é possível deletar o personagem ao abrir a tela novamente e clicando em “Apagar avatar”, confirmando a opção.

Outra maneira de apagar seu avatar do aplicativo do Whatsapp, é clicar em “Configurações”’, Em seguida, em “Avatar”, depois em “Apagar avatar”, e finalizar clicando em “Apagar”. Pronto, você poderá retornar a utilizar sua foto ou outro personagem em seu perfil, na ferramenta. 

Avatar como foto de perfil

Para utilizar o personagem virtual como foto de perfil deve-se primeiramente, abrir a tela inicial do Whatsapp, clicar na figura ? (mais opções) no caso do Android ou em “Configurações”, no iOS. Em seguida é preciso clicar na foto de seu perfil. Depois é preciso clicar em “Editar”, e selecionar a opção “Usar Avatar”.

Também é possível determinar quem poderá ver sua foto de perfil se você desejar utilizar o avatar em sua conta do Whatsapp. Para mudar as configurações de visualizações, é preciso ir na seção de privacidade, nas configurações do aplicativo de forma a realizar a ação, escondendo ou não o personagem virtual.

Conclusão

O avatar pode ser uma alternativa para a foto real do usuário do aplicativo. O Whatsapp permitiu a utilização de bilhões de combinações capazes de criar um personagem virtual único. Vale ressaltar que o recurso atualmente está presente apenas nos Estados Unidos, mas no futuro ele deverá ficar disponível a todos os seus usuários.

É possível editar os avatares a qualquer hora, alterando características como a cor e estilo do cabelo, olhos, expressões faciais e as roupas do personagem. Dessa maneira, abre mais uma possibilidade de interações entre os usuários do Whatsapp, tornando a ferramenta ainda mais versátil.

Analogamente, é importante observar que  a utilização de um avatar como foto do perfil irá seguir as mesmas regras e configurações de privacidade definidas pelo Whatsapp inicialmente. Dessa forma, através da ferramenta, é possível definir quem irá ver o personagem virtual na sua foto de usuário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.