WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (20) uma nova funcionalidade para os empreendedores. Os usuários da versão Business poderão criar coleções específicas de produtos como catálogos de acesso rápido ao cliente.
A novidade pode ser acessada nas configurações do mensageiro profissional. O usuário poderá dar informações acerca dos produtos ou serviços oferecidos, tais como imagens, nome, preço, descrição, link e código do produto. Além disso, a coleção pode ser ocultada ou excluída caso os produtos já tenha saído de estoque.
Veja também: 75% dos pequenos e médios lojistas virtuais usam o WhatsApp para vender
Catálogos do WhatsApp
Segundo o WhatsApp, o usuário poderá incluir até 500 itens no catálogo. “As Coleções permitem que as empresas organizem itens em seus catálogos por categoria para que os clientes não precisem mais percorrer longas listas de itens para encontrar o que estão procurando”, explicou a empresa em nota.
O novo recurso que já vinha sendo testado por algumas empresas recebeu aprovação do proprietário do restaurante Rancho do Peixe, em Brumadinho. De acordo com Rodolfo Lacerda, o destaque vai para “a possibilidade de apresentar os produtos do carrinho por categoria de produtos”.
Ele ainda ressaltou que a nova função coopera “na melhor apresentação dos produtos pela plataforma”.
WhatsApp testa função que pode limitar o acesso as informações pessoais
O WhatsApp está desenvolvendo uma nova funcionalidade para os usuários que gostam de mais privacidade. Desde o início deste mês, o mensageiro está trabalhando em algumas atualizações para a plataforma, e devem ser liberadas em breve.
A novidade nomeada de “Meus contatos, exceto”, permitirá que o usuário restrinja algumas informações para determinados contatos. O recurso ainda está em fase de testes, e quem o utiliza pode escolher quem não terá acesso as suas informações.
Logo, por meio da nova funcionalidade o correntista terá mais autonomia no aplicativo, determinando quem pode ou não pode verificar suas informações. Atualmente, o WhatsApp só permite que a restrição seja geral, ou seja, quando a opção padrão é habilitada todos os contatos ficam sem a visualização da foto de perfil, status e mensagem da bio, por exemplo.
De acordo com o portal WABetaInfo, especializado em comentar sobre o mensageiro, o novo serviço ainda está em fase de testes, disponível para apenas alguns usuários da versão beta do aplicativo. A expectativa é que após algumas revisões e correções de certas falhas, a função seja disponibilizada para o público geral da plataforma.
Vale ressaltar que o WhatsApp Beta pode ser acessado por qualquer cidadão, disponível na loja do Google Play para Android e baixando anteriormente o aplicativo Test Flight para sistemas operacionais iOS.