O WhatsApp está preparando uma série de atualizações no layout do app para aparelhos iPhone. Segundo a atualização 23.11.0.75 do WhatsApp beta para iOS, a página de configurações será redesenhada. Com a novidade, a expectativa é de que os usuários terão a experiência aprimorada e simplificada ao navegar por um menu de configurações com design atualizado. A informação é do portal WABetaInfo, especializado em notícias sobre o WhatsApp.
A aba de configurações será substituída por uma aba com a foto de perfil do usuário. Também deve haver três novos atalhos para permitir uma navegação mais rápida entre as configurações de privacidade, lista de contatos e perfil. Além disso, haverá um atalho para visualizar e compartilhar o QR Code da conta, função que permite o compartilhamento do contato, de forma que possa se tornar mais relevante no futuro.
LEIA MAIS: WhatsApp começa a desenvolver canais para iPhone
Com a página de configurações sendo reformulada, a expectativa é de que o WhatsApp deve focar mais na atualização do layout do aplicativo, talvez até redesenhando completamente o app, segundo o portal especializado.
Isso pode ser avalizado por outras mudanças de design também em desenvolvimento, que promete trazer várias seções aparecem com cantos arredondados e pequenas margens nas bordas.
Outra mudança no design é um efeito translúcido (transparente) que ainda está em desenvolvimento, segundo a atualização 23.10.0.76 da versão beta do WhatsApp para iOS. Na captura de tela disponibilizada pelo WABetaInfo, já é possível ver como será a barra de guias do aplicativo com um efeito translúcido.
A atualização dá um visual mais moderno ao aplicativo, tornando-o mais atraente e mais agradável aos olhos. É preciso lembrar que, antigamente, muitos elementos da interface apareciam com efeito translúcido. No entanto, o WhatsApp decidiu remover esse efeito.
Mudanças na guia de Status
A guia de Status também deve receber uma série de mudanças. A atualização 23.11.0.70 do WhatsApp beta para iOS mostra que os desenvolvedores planejam mudar o nome para guia “Atualizações”, que incluirá as atualizações de status que conhecemos hoje e os canais.
Primeiramente, as atualizações de status serão exibidas em uma lista horizontal, assim como é feito com os Stories do Instagram e do Facebook. Na vertical, onde aparecem os status hoje, devem aparecer as publicações de canais.
Aparentemente, a intenção é priorizar a visibilidade dos canais na tela. Por fim, haverá um ícone redesenhado para a guia Atualizações para representar melhor as atualizações de status e os canais.
Em outra atualização do WhatsApp beta para iOS, de número 23.11.0.74, é possível ver que o nome da guia já mudou de Status para Atualizações, como mostra a captura de tela abaixo. Alguns beta testers, os usuários da versão de testes do app, já estão utilizando o app com essa mudança.
Na nova guia Atualizações, as atualizações de status silenciadas agora estão disponíveis em uma seção separada, chamada “Status silenciado”. Além disso, o atalho para abrir as configurações de privacidade das atualizações de status foi movido para o mesmo menu. Também haverá outro atalho para criar atualizações de status, que está localizado no menu que aparece quando se toca no ícone de adição na parte superior da tela.
Canais ainda não estão prontos
Com a primeira versão da aba “Atualizações”, o WhatsApp provavelmente quer que os usuários comecem a se acostumar com as mudanças iniciais dessa aba, antes de colocar os Canais, já que, no futuro, eles também estarão disponíveis na guia Atualizações.
Haverá mudanças em relação à forma como as atualizações de status são exibidas, pois elas são organizadas em uma linha horizontal em vez de uma lista vertical. Como sempre, haverá outro artigo quando os canais estiverem disponíveis.
Os canais são uma nova ferramenta “um-para-muitos” para transmitir informações de pessoas ou empresas das quais um usuário deseja obter notícias, que estarão disponíveis na guia de atualizações de status.
O WhatsApp permitirá que os usuários tenham controle total sobre quais canais seguem e, quando seguirem um novo canal, essa ação permanecerá privada. Não há recomendações algorítmicas e isso significa que os usuários verão apenas o conteúdo que escolheram ver e seguir. Além disso, os canais oferecerão suporte a identificadores, permitindo que os usuários pesquisem e acessem facilmente as atualizações preferidas.