O WhatsApp pretende liberar para todos os usuários a ferramenta de “Negócios próximos”. Atualmente, o recurso está em desenvolvimento voltado aos usuários da cidade de São Paulo.
A opção permite que o usuário busque por lojas, prestadores de serviços e comerciantes próximos a sua localização. A novidade foi encontra pelo site WABetaInfo na versão Beta do mensageiro. No entanto, ainda não foi liberada para os testadores.
Veja também: WhatsApp: Saiba como remover o nome para que os contatos não visualizem
Dentre os estabelecimentos que podem ser pesquisados na ferramenta, se encontram hotéis, restaurantes, mercearias, lojas de roupas, entre outras possibilidades, sem ao menos ter o número da empresa salvo na agenda.
Pesquisa de lojas que também atendem via WhatsApp
Vale ressaltar que a ferramenta não pode ser considerada um Apple Maps ou Google Maps, por exemplo. Isso porque, só serão encontrados os estabelecimentos que autorizam o acesso ao endereço e listagem de produtos. Ou seja, não será nada automático, a empresa precisa ter atendimento pelo WhatsApp e permitir ser encontrada pela ferramenta de pesquisa.
Contudo, antes de ser liberada deve ser testada na versão Beta do WhatsApp para Android e iOS. Neste sentido, é preciso que os usuários fiquem atentos a atualização do mensageiro disponível na Play Store e na App Store. Até o momento não há previsão para implementação do recurso em outras regiões.
Criminosos podem usar o WhatsApp para aplicar golpes
O WhatsApp é a plataforma de mensagens mais utilizada ao redor do mundo. Devido a sua abrangência, muitos usuários são impactados quando o sistema do mensageiro cai, por exemplo.
Além disso, pessoas de má fé utilizam da tecnologia para aplicar golpes em usuários mais vulneráveis. Para se prevenir, confira seis erros que não devem ser cometidos no WhatsApp.
Erros que não devem ser cometidos no WhatsApp
- Download de arquivos suspeitos: não é prudente baixar arquivos enviados por contatos desconhecidos, sendo eles pessoas ou empresas. Desta forma, se atente aos tipos de arquivo e links antes de acessá-los.
- Envio de informações pessoais: alguns usuários enviam para outros contatos informações pessoais, como senha do banco ou foto da carteira de identidade, por exemplo. Porém, caso a ação de fato seja necessária, o indicado é excluir a mensagem após o uso. Isso impossibilitará que hackers tenham seus dados caso tome a conta do destinatário.
- Grupos: evite compartilhar informações pessoais ou dados confidenciais em grupos do WhatsApp. É possível que as informações sejam vazadas mais facilmente devido a quantidade de pessoas.
- Liberação de funções extras: o WhatsApp é uma plataforma de mensagens oficial e democrática. Desta forma, não costuma oferecer um novo conteúdo sem avisar com antecedência. Por esse motivo, evite cair nesse golpe e ter os dados roubados.
- Links suspeitos: como o próprio termo sugere, não acesse links que não conheça a procedência. A ação pode te trazer vírus ou facilitar que criminosos invadam o seu dispositivo te deixando vulnerável.
- Promoções falsas: este erro é semelhante ao anterior, pois o WhatsApp está repleto de promoções falsas, que podem ser apenas um meio para que as suas informações pessoas sejam roubadas ou o seu aparelho hackeado.