WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por brasileiros; veja lista completa

Dentre estes, o mais popular é a plataforma de mensagens, o WhatsApp, com mais da metade da população nacional como usuária.

Os brasileiros são consumidores de aplicativos de fins sociais, como o WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube e similares. Dentre estes, o mais popular é a plataforma de mensagens, o WhatsApp, com mais da metade da população nacional como usuária.

De acordo com a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”, o mensageiro consta em mais de 54% tela de smartphones dos cidadãos brasileiros. Só em 2021, o acesso diário subiu em 33%, contando entre os meses de maio e novembro.

Veja também: WhatsApp 2022: novo visual para mensagens de voz enviadas é testado

Seguindo a escala de popularidade dos aplicativos, o Instagram fica na segunda posição, presente em 42% dos aparelhos utilizados pelos brasileiros. No entanto, a rede social sofreu uma queda de três pontos no ano passado, impedindo o crescimento ininterrupto desde 2020.

O Facebook foi outro aplicativo que teve um decréscimo na popularidade em 2021, porém, continua entre os aplicativos mais usados, com 37% de usuários. A perda foi de seis pontos na classificação, e o público reduziu o seu consumo diário de 15% para 10%.

Cabe salientar que na pesquisa também foram considerados os aplicativos de instituições financeiras, e de corridas, que a cada ano possuem acessos mais frequentes. Confira o ranking dos 10 aplicativos mais utilizados no Brasil:

  • 1º. WhatsApp;
  • 2º. Instagram;
  • 3º. Facebook;
  • 4º. Nubank;
  • 5º. YouTube;
  • 6º. Uber;
  • 7º. Telegram;
  • 8º. Caixa;
  • 9º. PicPay;
  • 10º. Banco do Brasil.

 Confira 7 mudanças no WhatsApp que vão ocorrer em 2022

  1. Conexão múltipla de dispositivos

A função permitirá que uma mesma conta seja acessada em mais de um dispositivo (sendo computadores) sem que o aparelho central (celular) esteja conectado à internet. Ao vincular o telefone a primeira vez no PC, o histórico de chats será sincronizado. Com isso, poderá utilizar o whatsapp no computador mesmo que seu celular esteja desconectado ou desligado.

  1. Comunidades

As comunidades serão como subgrupos vinculadas a grupos maiores. Neste caso, em um grupo de turma escolar, por exemplo, será possível criar uma comunidade para os alunos que participam somente de uma disciplina específica, tendo o administrador mais controle do fluxo de mensagens e organização.

  1. Criptomoedas

Em parceria com a Novi (carteira digital do Facebook/Meta), o WhatsApp permitirá que usuários recebam e enviem criptomoedas nos Estados Unidos. A intenção é expandir a possibilidade de transferência para mais países, fazendo com que as transações sejam internacionais.

  1. Transcrição de áudios

O recurso possibilitará que os usuários transcrevam áudios em situações que estão impossibilitados de escutar a mensagem de voz ou caso sejam deficientes auditivos. O conteúdo ficará salvo no banco de dados da conta do WhatsApp. Até o momento os testes só estão disponíveis para aparelhos iOS.

  1. Reações de mensagens

A funcionalidade similar a do Facebook, Messenger e Instagram permitirá que o usuário reaja a mensagens específicas utilizando os emojis disponíveis no dispositivo.

  1. Atalho para respostas rápidas

O WhatsApp adicionou um atalho de respostas rápidas para os usuários que participam do programa de testes. A nova opção substitui o antigo atalho “/”, mas ainda não tem previsão de ser implementada na versão estável do mensageiro.

  1. Administradores poderão deletar mensagens

Para dar mais controles aos administradores de grupos, o WhatsApp está testando uma função que permite os gerenciadores a apagar qualquer mensagem enviada no chat do grupo, sendo dele ou de outro integrante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.