WhatsApp desenvolve ferramenta inovadora driblando a censura e deixando todos de boca aberta

Novo recurso torna a plataforma mais segura

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo. Porém, em alguns países, os usuários e a internet sofrem censura, afetando diretamente a plataforma da Meta. Muitas vezes as pessoas nestas regiões do planeta, não conseguem ter um acesso a um determinado conteúdo ou ainda, é monitorado.

O aplicativo de mensagens WhatsApp desenvolveu uma ferramenta capaz de escapar da censura desses países. É uma ferramenta bastante inovadora, que pode mudar a maneira como os usuários utilizam a plataforma. Todavia, há ainda um maior estímulo à privacidade das pessoas que utilizam o app em seu dia a dia.

Dessa maneira, a novidade do WhatsApp promete auxiliar essas pessoas nos países onde o governo impõe uma censura à sua população. O aplicativo já começou os testes de controles de proxy avançados, e os disponibilizou em sua versão Beta da plataforma, para celulares com o sistema operacional Android.

A princípio, os usuários do aplicativo de mensagens, poderão, através do menu “Configuração”, ajustar os detalhes de sua conexão com a internet. É um recurso bastante útil para os usuários, em locais onde a web é censurada. Sendo assim, a pessoa poderá utilizar a plataforma com muito mais segurança e privacidade.

Configurações do WhatsApp

Ademais, deve-se observar que normalmente os usuários comuns não têm acesso às configurações de proxy de seu aparelho celular. Entretanto, elas são muito úteis para pessoas que vivem em localidades onde há limites de acesso à internet, ou ainda que necessitam de uma conexão mais segura ao navegar pela web.

Desse modo, as organizações empresariais podem utilizar essas configurações de proxy para controlar o acesso de seus funcionários aos conteúdos disponibilizados em sua rede. Vale ressaltar que esse tipo de ajuste não interfere no aplicativo de mensagens, ou seja, a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp continua.

Essas configurações de servidor proxy são utilizadas de acordo com objetivos específicos. Dessa forma, elas não são tão importantes assim, pelo menos para  grande maioria dos usuários do aplicativo. No entanto, esses recursos, se bem utilizados, podem contribuir para o uso rotineiro da plataforma em questão.

De acordo com o site WABetaInfo, que apresentou recentemente aos usuários do WhatsApp o novo recurso, a atualização do aplicativo também torna possível a ativação do Transport Layer Security (TLS), um protocolo de comunicação que criptografa o conteúdo difundido entre o aparelho celular e seu servidor.

WhatsApp - Ferramenta inovadora
WhatsApp – Ferramenta inovadora/Fonte: pixabay

Recursos avançados do WhatsApp

Em síntese, o WhatsApp disponibilizou os recursos avançados de servidor proxy primeiramente para aparelhos celulares com o sistema operacional Android. De fato, a função está disponível na versão 2.23.13.10 do aplicativo atualizado, Beta. Entretanto, segundo o WABetaInfo ele estará à disposição em pouco tempo para o iOS.

Atualização do aplicativo

Existem inúmeras razões para que os usuários do WhatsApp atualizem, sempre que possível, o seu aplicativo de mensagens. São várias as vantagens, sendo que é possível aumentar a segurança das conversas, a privacidade e ainda a experiência, ao utilizar a plataforma. Aliás, é possível habilitá-las de forma automática.

Analogamente, o WhatsApp é um aplicativo que está em constante mudança. Portanto, ao atualizá-lo, o usuário aproveita de suas novidades, com novos recursos e funções, ampliando a proteção da ferramenta, e corrigindo alguns bugs do sistema. Podemos citar a nova opção de guardar conversas com senhas de acesso.

Passo a passo

Dessa maneira, para manter o aplicativo sempre atualizado, deve-se entrar na Google Play Store (Android), clicar no ícone que fica no canto superior direito, com a imagem do seu perfil. Em seguida, é preciso clicar em “Configurações”, ir em “Preferências de rede”, e selecionar “Atualizar aplicativo automaticamente”. 

Para dispositivos móveis iOS, é necessário acessar “Ajustes”, clicar em Appstore, e, em seguida, ativar a opção “Atualizações de apps”. Após esses passos, tanto os usuários do Android, quanto os do iOS terão acesso às atualizações do aplicativo de mensagem em seus aparelhos celulares de uma maneira automática.

Em conclusão, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens que procura oferecer a seus usuários inúmeros recursos, apresentando ao longo do tempo várias novidades. Seja por questões de segurança, privacidade, ou mesmo para aproveitar o melhor possível da plataforma, deve-se sempre atualizá-la.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.