WhatsApp: Conheça 6 atalhos para facilitar sua vida no aplicativo

A plataforma de mensagens instantâneas é a mais utilizada no país e vem ajudando milhares de cidadãos em Home Office.

Com o início da pandemia decorrente da Covid-19, muitos brasileiros passaram a utilizar a versão Web do WhatsApp. A plataforma de mensagens instantâneas é a mais utilizada no país e vem ajudando milhares de cidadãos em Home Office.

Veja também: WhatsApp testa figurinhas gigantes e amplia função de acesso rápido a vídeos

Para melhor atender os usuários do mensageiro no computador, existem alguns atalhos em teclas para facilitar o acesso a alguns recursos. Veja a seguir alguns desses atalhos e o que cada um opera no PC.

  • Abrir novo grupo ou conversa

Representado pelo clique nas teclas “Ctrl + Alt + N”, este atalho permite abrir uma janela com as opções de “nova conversa” ou “grupo” além de apresentar os contatos mais recorrentes.

  • Ir para próxima conversa

Com as conversas enfileiradas, clique em “Ctrl + Alt + Shift + ]” para que a conversa seguinte seja aberta na tela do seu desktop.

  • Pesquisar novas conversas

É possível abrir a tela inicial para “pesquisar” novas conversas em seu WhatsApp por meio do atalho “Ctrl + Alt + Shift”.

  • Excluir conversa atual

Através do clique nas teclas “Ctrl + Alt + tecla de espaço”, é possível excluir uma conversa na plataforma. Basta abrir o chat que deseja jogar fora e confirmar a pergunta “deseja apagar esta conversa? ”.

  • Silenciar conversa atual

Caso queira silenciar algum contato ou grupo, o atalho é “Ctrl + Alt + Shift + M”. Ao clicar nas teclas aparecerá a opção “silenciar [nome do contato]”.

  • Pesquisar mensagens na conversa atual

Ao procurar uma mensagem específica no chat que esteja aberto, basta clicar em “Ctrl + Alt + Shift + F”. O recurso abrirá a caixa de pesquisa para ser digitado o que procura.

Conheça o que pode ser lançado em 2022

O WhatsApp já está planejando liberar novas funcionalidades na plataforma. Com 2021 quase se encerrando, o mensageiro já começou a testar alguns novos recursos para serem implementados no próximo ano. Confira quais são a seguir:

Nova versão para Desktop

A nova versão do WhatsApp pata computadores virá com um novo design. A plataforma terá sua interface alterada completamente. Quase não haverá a cor ver, conhecida por representar o mensageiro, a não ser nos balões de mensagens enviadas pelo usuário.

Além disso, uma nova ferramenta será embutida. A opção de desenho permitirá que o usuário faça um desenho em tempo real e envie para os seus contatos. O recurso estará na região de anexo da conversa representada por um clipe.

Comunidades

A opção de Comunidades já vem sendo mencionada há algum tempo. O novo recurso será similar aos Canais de Transmissão do Telegram. Neste caso, a depender das configurações da Comunidade, apenas os administradores poderão postar alguma mensagem.

Ferramenta para editar imagens

O mensageiro permitirá que os usuários editem imagens no momento de criar ícones para os seus grupos. Por meio da funcionalidade, será possível colocar emojis com fundos coloridos, por exemplo. Este será apenas o primeiro passo para a implementação de uma ferramenta de edição de fotos mais abrangente.

Cashback

Como meio de incentivar os usuários a utilizar o WhatsApp Pay, a plataforma está concedendo cashback para as transações realizadas por meio da ferramenta. Vale ressaltar que a possibilidade do dinheiro de volta ainda está restrita a índia.

Segundo informações do portal WABetaInfo, especialista em divulgar as novidades do mensageiro, um usuário indiano teria ganho 255 rupees, ou 20 reais, na forma de cashback após realizar cinco transferências para seus contatos.

Ocultar o “visto por último” de contatos específicos

A novidade já está em fase de testes na versão beta para Android. Quando liberada, permitirá ao usuário esconder o status de “visto por último” para contatos específicos. Para isso, ele deverá selecionar quais as pessoas deixarão de visualizar essa informação.

Mensagens que se autodestroem em 24h

De acordo com o portal WABetaInfo, a funcionalidade já está em fase de testes para o Android. Ela possibilita que o usuário envie mensagens que se autodestroem dentro de um prazo que pode variar, entre 24 horas, 7 dias e 90 dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.