Você tem perfil de franqueado? Descubra agora as habilidades

Confira qual é o perfil ideal para ser um franqueado de sucesso

Ser franqueado de uma unidade franqueada, é para empreendedores que possuem perfil adequado para tanto. Por isso que hoje, nós vamos informar as habilidades necessárias para ser um empreendedora dessa área, para que você saiba se tem o perfil correto.

Investir em franquias é um empreendimento que você já possui algumas certezas como:

  • Solidez da marca;
  • Poder contar com o suporte necessário para empreender;
  • Aprender as operações e processos envolvidos no negócio, e saber que isso já está testado e aceito pelos clientes;
  • Poder contar com o marketing da marca, seja no âmbito geral, como poder contar com suporte para realizar a propaganda local.

Assim como, há tantas outras vantagens existentes no investimento em franquias.

Você tem perfil de Franqueado? Descubra agora
Você tem perfil de Franqueado? Descubra agora. Foto: Canva Pro

Mas, qual o perfil necessário para ser franqueado?

Inicialmente é preciso que você tenha claro, que cada franquia exige um perfil adequado para o seu franqueado. Afinal, nenhuma empresa quer realizar suporte em uma unidade franqueadora. Ainda mais, se o candidato não tem o perfil adequado, pois o investimento será em vão. Logo, o que apresentamos na sequência, são habilidades e competências comuns exigidas pelas franquias.

Ser flexível para se adaptar aos direcionamentos

??A franqueadora, quando prepara a empresa para se tornar franquia, define quais são as ações de marketing que são mais acertadas. Além disso, produz produtos diferenciados elabora a formatação das operações e processos.

Desse modo, cabe ao franqueado, seguir todos os direcionamentos que a franqueadora apresenta. Uma vez que sua unidade precisa ser uma réplica da fábrica piloto.

Por isso que é necessário que haja flexibilidade por parte do franqueado. Assim, é preciso entender que os direcionamentos apontados pela franqueadora, já são produzidas desta maneira para fazer sucesso e obter os lucros previstos. Na verdade, o franqueado precisa se submeter aos direcionamentos e se predispor a ser liderado pela franqueadora.

Procurar sempre colaborar com os objetivos da franqueadora e estar engajado

?Quando falamos em se submeter às decisões da franqueadora, não significa que você é apenas deve obedecer. Na verdade, você pode sugerir alterações para que as operações e os processos sejam realizados de forma mais ágil e efetiva.

Então, se você contribuir para o crescimento da franqueadora, você fará o mesmo para o seu desenvolvimento também.

Saiba que todos podem colaborar para que a marca cresça e se desenvolva. Mas não esqueça: suas contribuições devem passar pela aprovação pela franqueadora. Assim, elas serão postas em prática na sua unidade franqueada.

Possuir disposição para trabalhar nas operações e processos da unidade

Normalmente, a franquia busca no processo de franqueamento elaborar modelos de negócio para oferecer aos empreendedores que sejam mais enxutos. E assim, diminuem os investimentos iniciais.

Mesmo assim, você precisa, de fato, saber como acontece as operações e os processos. Ademais, estar com os colaboradores, afinal, você está na linha de frente. Pois, você guiará os passos da unidade e irá trabalhar diretamente no cotidiano da unidade franqueada.

Mesmo que você não precise fazer as atividades envolvidas, é preciso que você saiba fazer. E só se aprende fazer, fazendo.

Possuir forte liderança

Não confunda forte liderança com autoritarismo. Na realidade, você precisa gerenciar os seus colaboradores. Isto é, motivando a equipe e assim, produzir resultados satisfatórios.

Para isso, saiba escutar, inspire, motive e seja uma boa liderança. Assim, você tornará o ambiente da sua unidade franqueada saudável e bom de trabalhar.

Manter o foco na área comercial

?A gestão comercial é de extrema importância para uma unidade franqueada. Você precisa estar à frente deste processo.

Ter domínio da área administrativa da unidade

Dominar a área administrativa significa entender de administração e contabilidade. Logo, você precisa conhecer no mínimo sobre controle de receitas e despesas, bem como de fluxo de caixa.

Ter conhecimento para o gerenciamento de crises

Para gerenciar as crises, é preciso ter inteligência emocional. Portanto, saber o momento certo para pedir ajuda para a franqueadora.

Procurar estar atento nas oportunidades de negócio

Estar atento nas oportunidades de negócio, é observar e ter insights sobre o aprimoramento da franquia. Assim, analise as possibilidades, tenha um olhar diferenciado para o seu negócio. Desse modo, procure sempre atuar com discernimento e atenção.

Então, já identificou algumas das habilidades e competências que apresentamos neste artigo existentes em você? Pois, se você não se encaixar em todas, e quer ser franqueado, saiba que muitas destas habilidades podem ser desenvolvidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.