Vírus: 5 fatos importantes para você estudar

Um vírus consiste em uma partícula infecciosa que exibe características de vida e não-vida. São diferentes das plantas, dos animais e das bactérias em sua estrutura e função.

Eles não são células e não podem se replicar por conta própria. Ou seja, dependem de um hospedeiro para a produção, reprodução e sobrevivência de energia. Embora microscópicos, causam muitas doenças humanas, incluindo gripe, AIDS e o temido coronavírus, causador da atual pandemia.

Estude 5 fatos principais com as informações a seguir!

Alguns vírus causam câncer

Certos tipos de câncer foram associados a vírus cancerígenos. Câncer cervical, de fígado, assim como leucemia são exemplos de cânceres associados a diferentes tipos de infecções virais. A maioria delas, entretanto, não causa câncer.

Alguns são nus

Todos os vírus têm um revestimento de proteína ou capsídeo, mas alguns, como o vírus da gripe, têm uma membrana adicional chamada envelope. Aqueles que não têm essa membrana extra recebem o nome de ‘nus’.

A presença ou ausência de um envelope é um fator determinante importante na forma como um vírus interage com a membrana do hospedeiro, como entra no hospedeiro e como sai do hospedeiro após a maturação.

Existem duas classes

Os vírus podem conter DNA de fita simples ou dupla como base para seu material genético, e alguns até contêm RNA de fita simples ou dupla. Além disso, alguns têm sua informação genética organizada em fitas retas, enquanto outros possuem moléculas circulares.

O tipo de material genético contido em um vírus não apenas determina quais tipos de células consistem em hospedeiros viáveis, mas também como o vírus se replica.

Pode permanecer inativo em um hospedeiro por anos

Os vírus passam por um ciclo de vida com várias fases. Primeiro se liga ao hospedeiro por meio de proteínas específicas na superfície da célula. Essas proteínas são geralmente receptores que diferem dependendo do tipo de vírus que tem como alvo a célula.

Uma vez ligado, o vírus entra na célula por endocitose ou fusão. Os mecanismos do hospedeiro servem para replicar o DNA ou RNA do vírus, bem como proteínas essenciais. Depois que esses novos vírus amadurecem, o hospedeiro é lisado para permitir que outros repitam o ciclo.

Infectam células vegetais, animais e bacterianas

Os vírus podem infectar células bacterianas e eucarióticas. Os eucarióticos mais comumente conhecidos são os vírus animais, entretanto, também podem infectar plantas.

Já os de plantas geralmente precisam da ajuda de insetos ou bactérias para penetrar na parede celular de uma planta. Uma vez que a planta está infectada, ele pode causar várias doenças que geralmente não matam a planta, mas causam deformação no crescimento e desenvolvimento da planta.

Quanto ao que infecta bactérias é conhecido como bacteriófago ou fago. Os bacteriófagos seguem o mesmo ciclo de vida dos vírus eucarióticos e podem causar doenças em bactérias, bem como destruí-las por lise.

Na verdade, eles se replicam com tanta eficiência que colônias inteiras de bactérias podem ser destruídas rapidamente.

E então, gostou de conhecer mais sobre esse assunto?

Não deixe de ler também – Biologia: Entenda o que são as bactérias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.