USP de Ribeirão Preto testa torneiras para bebedouros anti-coronavírus

O Brasil vive um momento alarmante, em que os índices de transmissão e procura por atendimento médico em decorrência do novo coronavírus aumentam cada vez mais. Com a vacinação a passos lentos, medidas preventivas se tornam necessárias para que a convivência em sociedade seja possível.

Por isso, a exemplo de diversas intuições públicas e privadas, a Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto começa a instalar os dispositivos touchless ÁguaàLaser em seus bebedouros, que dispensam o contato físico para pegar água em copos e garravas. Popularmente chamado de “anti-coronavírus”, o equipamento foi criado e patenteado pela Beloar, empresa mineira com sede em Belo Horizonte.

De acordo com o CEO da Beloar e inventor do dispositivo, Muriel Ornela, o ÁguaàLaser é uma ferramenta eficaz para evitar a contaminação por diversos tipos de microrganismos.

“Nos antigos modelos de bebedouros de água que eram utilizados pela USP, era necessário o contato manual para o acionamento da torneira. Este procedimento não é recomendado, considerando que as mãos são um potencial meio de contaminação da Covid-19 e outras doenças. Conforme Nota Técnica Pública CSIPS/GGTES/ANVISA Nº 01/2020, o vírus SARS-CoV-2 pode permanecer até 72 horas em superfícies e, com a instalação do ÁguaàLaser, as possibilidades de se contaminar por meio de bebedouros serão totalmente eliminadas na instituição de ensino”, explica.

Nesta fase de testes, quatro dispositivos anti-coronavírus serão instalados na USP de Ribeirão Preto para avaliação de equipe técnica da universidade.

“A instalação do ÁguaàLaser na universidade vai trazer mais tranquilidade para os estudantes, colaboradores e visitantes, não apenas para evitar a covid-19, mas também para várias outras enfermidades causadas por outros vírus, além de fungos e bactérias, que podem ser prejudiciais à saúde, causando doenças graves, como infecções do trato respiratório, endocardite, diarreia e várias outras”, afirma o empreendedor Muriel Ornela.

Demanda por bebedouro anti coronavírus aumentou

O CEO da Beloar, afirma que o ÁguaàLaser, com unidades instaladas em repartições públicas, indústrias, supermercados e academias, tem como foco agora as instituições de ensino, que precisam voltar a receber os alunos, mas não podem expor estudantes e colaboradores a riscos, e hospitais, que são os locais mais potencialmente propensos a ser fontes de contaminação.

O empreendedor diz que os pedidos não param de chegar. Além da UFMG, várias instituições de ensino já fizeram pedidos, como a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Estácio de Sá, Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina, Universidade de Santa Cruz do Sul, várias escolas municipais de Belo Horizonte e o sistema SESI/SENAI de Goiás e São Paulo.

“O nosso equipamento simplifica e facilita a utilização, pois com a instalação dos dispositivos que dispensam o contato físico, os bebedouros e torneiras poderão voltar a ser utilizados e as empresas, corporações, instituições públicas e escolas poderão voltar a oferecer água para seus usuários com segurança. O melhor de tudo é que a instalação é simples e rápida, mas, apesar disto, é recomendado que seja realizada por um profissional”, explica.

Site da empresa: www.beloar.com.br

Loja on-line: https://loja.beloar.com.br/

E então, gostou da novidade?

Não deixe de ler também – Moderna diz que vacina funciona contra variantes do coronavírus, mas testará dose extra e nova fórmula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.